Governo de MS faz repasse de R$ 1,32 milhão para o carnaval de Corumbá
Verba irá beneficiar escolas de samba, que vão se apresentar entre os dias 1º e 5 de março de 2025
O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou, nesta sexta-feira (29), a assinatura de um termo de fomento que destina R$ 1,32 milhão ao carnaval de Corumbá, distante 428 km de Campo Grande, que acontecerá entre os dias 1º e 5 de março de 2025.
O acordo, celebrado por meio da Setesc (Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Cultura) e da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), beneficia a Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá) e a Liblocc (Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá).
Conhecido como o maior e mais organizado carnaval da região Centro-Oeste, o evento na Cidade Branca é considerado uma riqueza cultural do estado. O presidente da Liblocc, Rashid Ahmad, também destacou que o evento movimenta a economia local, fomentando o turismo e gerando empregos diretos e indiretos.
“Esse recurso eleva a beleza e a qualidade da festa, gera empregos e fomenta o turismo. Pequenos comerciantes relatam que o lucro obtido no carnaval é suficiente para sustentar suas famílias por até seis meses”, afirmou Rashid.
Já o presidente da Liesco, Victor Raphael Almeida, aponta que o repasse é crucial para a organização do espetáculo. “As pessoas começam a pensar no carnaval só após a virada do ano, mas a preparação acontece durante todo o ano. Esse recurso possibilita um planejamento antecipado, o que melhora a qualidade da festa e permite às escolas de samba investir em materiais, contratar profissionais e criar desfiles de luxo”.
Segundo Victor, o maior desafio das escolas é manter suas atividades funcionando o ano inteiro com qualidade e capacitação. “Ainda enfrentamos dificuldades para criar projetos que mobilizem e sustentem as escolas ao longo do ano, mas estamos avançando gradualmente”, completou.
Investimento - O secretário da Setesc, Marcelo Miranda, afirmou que o governo estadual está comprometido com o fortalecimento de eventos culturais que valorizam as tradições regionais e impulsionam o desenvolvimento econômico.
“Investir no carnaval de Corumbá é investir na identidade cultural de Mato Grosso do Sul, promovendo inclusão, empregabilidade e turismo. É um ciclo virtuoso que beneficia toda a população”, destacou Marcelo.
Já o deputado federal Beto Pereira, que destinou uma emenda parlamentar para o evento, ressaltou a importância do carnaval para a cultura local. “O carnaval já está no sangue dos corumbaenses, é uma tradição da população. Se não tem carnaval em Corumbá, deve ser uma espécie de velório. É impossível pensar Corumbá sem o seu carnaval. Então, é dever do poder público contribuir para melhorar cada vez mais a organização desse espetáculo”.
Preparativos - A Liesco já deu o “pontapé” inicial para o carnaval 2025. Em setembro, um sorteio definiu a ordem de apresentações das agremiações, e os desfiles estão marcados para os dias 2 e 3 de março, domingo e segunda-feira, dentro do período oficial do carnaval no Brasil, que acontecerá entre os dias 1º e 5 de março.
Dez escolas irão à passarela do samba: Império do Morro, Unidos da Vila Mamona, A Pesada, Acadêmicos do Pantanal, Estação Primeira do Pantanal, Mocidade Independente da Nova Corumbá, Imperatriz Corumbaense, Unidos da Major Gama, Caprichosos de Corumbá e Marquês de Sapucaí. A Império do Morro, atual campeã, busca defender o título.
Além das escolas de samba, a folia corumbaense também conta com a participação de diversos blocos carnavalescos, incluindo oficiais, independentes e de sujos. Em 2024, 11 blocos oficiais desfilaram na Avenida General Rondon.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.