Campo Grande suspende atendimento do CadÚnico a partir desta sexta-feira
O interrompimento das atividades ocorre devido uma migração para uma nova plataforma do Governo Federal
A partir desta sexta-feira (28) os atendimentos online do CadÚnico (Cadastro Único) serão suspensos em Campo Grande. Segundo informado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o interrompimento das atividades ocorre devido a uma migração para uma nova plataforma do Governo Federal.
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A partir de 28 de fevereiro, os atendimentos online do Cadastro Único (CadÚnico) em Campo Grande serão suspensos até 16 de março devido à migração para uma nova plataforma do Governo Federal. Durante esse período, o serviço será manual para grupos prioritários, como PCDs e idosos. A mudança visa agilizar o acesso aos programas sociais, com retorno normal previsto para 17 de março. A nova plataforma permitirá preenchimento automatizado e acesso offline, reduzindo o tempo de processamento de meses para dias. A Secretaria de Assistência Social garante suporte durante a transição.
A suspensão deve durar até o dia 16 de março. Durante esse período, as equipes que realizam o Cadastro Único realizarão o serviço de forma manual para o público prioritário, como PcDs e os idosos.
“A equipe do cadastro vai estar disponível nas unidades para prestar orientações a respeito do novo sistema e dos programas. As famílias que tiverem dúvidas a respeito de liberação ou bloqueio, podem procurar a unidade para receber orientação e informação a respeito do serviço e de outros programas também”, explicou a gerente do Cadastro Único, Mayara Almeida da Silva Ferreira.
Conforme divulgado, a mudança irá agilizar e facilitar o acesso dos beneficiários aos programas sociais. Os atendimentos retornam a ocorrer normalmente no dia 17 de março nas 29 unidades da Rede de Assistência Social de Campo Grande (Cras e Centros de Convivência) que realizam o serviço.
“Estamos tomando todas as providências para minimizar os impactos na população, porém é necessário destacar que esta é uma ação do governo federal, responsável pela implementação das mudanças no sistema. Nossos técnicos irão trabalhar para garantir a otimização do atendimento ao cidadão durante o período de suspensão do Cadastro on-line”, afirmou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento.
Mudanças - Segundo explicado pelo Governo Federal, as famílias inscritas no CadÚnico não precisaram realizar nenhuma atualização devido à migração do sistema. Ainda é informado que o acesso aos benefícios continuarão ocorrendo normalmente.
Entre os objetivos da mudança é listado a automatização do preenchimento das informações das famílias, evitar erros e tornar o processo de atendimento na rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) mais ágil. Assim, o processo que antes levava de dois a três meses poderão ser realizados em alguns dias.
Outra novidade será a possibilidade de acessar o formulário do Cadastro Único em tablets e celulares sem a necessidade de estar conectado na internet. “Dessa forma eles [os agentes] não precisarão transcrever os dados coletados, registrados no formulário de papel”, explica a secretaria.
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