ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Campo Grande terá redistribuição de eleitores entre seis zonas de votação

A 54ª Zona Eleitoral passa a abranger cerca de 98 mil eleitores, incluindo parte dos votantes de Terenos

Por Viviane Oliveira | 12/11/2025 09:38
Campo Grande terá redistribuição de eleitores entre seis zonas de votação
Fachada do Tribunal Regional Eleitoral no Parque dos Poderes em Campo Grande (Foto: divulgação)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) homologou, nesta terça-feira (11), o remanejamento e a redistribuição de zonas eleitorais em Mato Grosso do Sul. A decisão, aprovada por unanimidade, atendeu a pedidos feitos pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para equilibrar o número de eleitores por zona, aprimorar o atendimento ao público e otimizar o uso de recursos da Justiça Eleitoral.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou a redistribuição de zonas eleitorais em Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Em Campo Grande, a medida afetará seis zonas eleitorais, visando equilibrar o número de eleitores e melhorar o atendimento ao público. A mudança, que será implementada a partir de 2025 ou 2027, estabelece que a 54ª Zona Eleitoral atenderá aproximadamente 98 mil eleitores, incluindo parte do município de Terenos. A decisão foi aprovada por unanimidade, seguindo o voto da relatora, ministra Estela Aranha.

A homologação envolve a redistribuição de eleitores entre seis zonas eleitorais de Campo Grande: a 8ª, 35ª, 36ª, 44ª, 53ª e 54ª. Segundo o TRE-MS, a medida busca corrigir desequilíbrios no volume de eleitores atendidos por cada zona, garantindo que todas passem a cumprir os limites mínimos de eleitorado estabelecidos pela legislação.

Com a mudança, a 54ª Zona Eleitoral passa a abranger cerca de 98 mil eleitores, incluindo parte dos votantes do município vizinho de Terenos. O Tribunal Regional Eleitoral argumenta que a redistribuição contribui para uma gestão mais eficiente dos cartórios eleitorais e um melhor atendimento à população. A homologação foi aprovada conforme o voto da relatora, ministra Estela Aranha, que destacou que as alterações devem ser implementadas em 2025 ou a partir de 2027.

Campo Grande terá redistribuição de eleitores entre seis zonas de votação

Segundo áreas técnicas do TSE, as alterações seguem o que determina a resolução do tribunal e não terão impacto no orçamento. As mudanças fazem parte da política de modernização administrativa e de racionalização de gastos da Justiça Eleitoral. As novas delimitações passam a valer depois que os tribunais regionais concluírem as adequações técnicas e administrativas.

Para o eleitor, as mudanças não alteram imediatamente o local de votação nem exigem qualquer providência no momento. A redistribuição das zonas eleitorais tem caráter administrativo e busca melhorar o equilíbrio do número de eleitores atendidos por cada cartório, o que deve agilizar o atendimento e os serviços da Justiça Eleitoral nos próximos anos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.