ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 34º

Capital

Mutirão de atendimento oftalmológico será realizado neste sábado

Ao todo, 150 pacientes de diversas regiões serão atendidos, seguindo a ordem de regulação e critérios clínicos

Por Mylena Fraiha | 29/11/2024 14:09
Fachada do Hospital São Julião, no bairro Nova Lima, em Campo Grande (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Fachada do Hospital São Julião, no bairro Nova Lima, em Campo Grande (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Neste sábado (30), a partir das 8h, o Hospital São Julião, em Campo Grande, terá um mutirão oftalmológico especializado. Evento integra o programa MS Mais Saúde, Menos Filas, promovido pelo governo de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa busca oferecer atendimento completo e eficiente, incluindo diagnóstico, exames especializados, tratamentos como injeções intravítreas, além de cirurgias e outros procedimentos avançados. Tudo será realizado no mesmo local, de forma ágil e integrada.

Ao todo, 150 pacientes de diversas regiões do Estado serão atendidos. A prioridade seguirá a ordem de inserção no sistema de regulação e critérios clínicos.

A linha de cuidado inclui avaliação detalhada por retinologistas, exames específicos que indicam o melhor tratamento para cada caso, e a realização de injeções intravítreas. Esses procedimentos são fundamentais no tratamento de doenças como retinopatia diabética e degeneração macular.

O mutirão também contemplará cirurgias e outros tratamentos no próprio Hospital São Julião, diminuindo a necessidade de deslocamentos e acelerando o atendimento.

Em números - Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 35 milhões de brasileiros apresentam algum grau de dificuldade visual. O acesso ao diagnóstico e ao tratamento é um dos maiores desafios enfrentados pelo sistema de saúde pública.

Doenças oftalmológicas, que podem ter causas genéticas, ou resultar de condições como diabetes e hipertensão, afetam diretamente a qualidade de vida e, em casos graves, podem levar à cegueira.

Estudos apontam que entre 60% e 80% dos casos de problemas visuais poderiam ser evitados ou tratados com diagnóstico precoce e acesso a serviços especializados, como o oferecido pelo mutirão.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias