Veneno ou chinelada? Veja melhor forma de acabar com escorpião
Com tempo úmido, escorpiões começaram a realizar visitas mais frequentes nas casas dos campo-grandenses
Com tempo úmido, escorpiões começaram a realizar visitas mais frequentes nas casas dos campo-grandenses. Na casa de Thaísa Yorrana, de 25 anos, no Monte Castelo, o visitante indesejado chegou a aparecer na residência ao menos uma vez por semana. Veneno ou chinelada? Veja o que fazer se encontrar esses animais.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campo Grande registrou 1.359 casos de picadas de escorpião nos primeiros quatro meses de 2024, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atendeu 847 solicitações relacionadas a estes animais no mesmo período. O aumento da presença de escorpiões nas residências está relacionado ao tempo úmido e à adaptação dos animais ao ambiente urbano, que oferece condições ideais de sobrevivência: água, alimento, abrigo e acesso. Especialista do Instituto Butantan orienta que, ao encontrar um escorpião, deve-se evitar pegá-lo com as mãos. O recomendado é usar objetos longos para direcioná-lo a um recipiente com tampa ou, em último caso, eliminá-lo com um golpe vigoroso. Os escorpiões têm preferência por áreas úmidas como banheiros e lavanderias, além de locais com acúmulo de lixo onde encontram alimento.
Apenas nos primeiros quatro meses de 2024, de janeiro a abril, foram registrados 1.359 casos de picadas do animal, conforme a Superintendência de Vigilância em Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
Ainda é informado que o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) atendeu a 847 solicitações de desinsetização e orientações sobre a presença de escorpiões. A reportagem solicitou à Prefeitura de Campo Grande dados de 2025, mas não foi respondida até o momento.
Para tentar acabar com os escorpiões, Thaísa chegou a agendar uma dedetização para a sua casa com o CCZ. No entanto, a publicitária foi informada pelos agentes que o procedimento não mataria os animais, só o deixariam mais “raivosos e os tirariam de seus esconderijos”.
“Então estou jogando água com canela e irei comprar os venenos recomendados por quem já teve escorpiões em casa. [...] Vai fazer um ano que estou lá. Mas começou [a aparecer os animais] mais a partir desse ano”, comentou.
A assistente técnica de pesquisa científica e tecnológica do Biotério de Artrópodes do Instituto Butantan, Denise Maria Candido, explica que os escorpiões continuam “visitando” as residências por terem se adaptado ao ambiente urbano. “Principalmente porque ele oferece os quatro As: água, alimento, abrigo e acesso. Tendo essas quatro condições, eles acabam se instalando, se reproduzindo e se proliferando”.
Ainda é relatado que essa espécie tem preferência por áreas úmidas, como banheiro e lavanderia, e por lugares com lixo acumulado onde podem encontrar comida, como baratas e outros pequenos insetos. Caixas sem tampas, móveis encostados na parede e entulho podem ser usados por escorpiões como abrigo.
O que fazer? - Ao encontrar um escorpião, a orientação é não o pegar com as mãos, mas utilizar um graveto longo ou outro material para empurrar o animal para dentro de um frasco que tenha tampa. É recomendado evitar uso de frascos de vidro, pois eles podem quebrar. Segundo o Instituto Butantan, a forma mais segura de capturar o escorpião é:
- Usar um objeto longo e fino para empurrar o escorpião até um local onde consiga coletá-lo com um frasco;
- Manter uma distância de pelo menos 30 centímetros entre sua mão e a ponta do objeto;
- Se o animal agarrar o objeto longo e fino, desprenda-o sem chacoalhar;
- Coloque o frasco de plástico sobre o escorpião, deslizando um papel grosso (cartolina, papelão) prendendo o animal no recipiente;
- Vire o frasco e continue segurando o papelão, mantendo o frasco fechado. Quando o escorpião estiver no fundo, e não oferecer risco de escapar, retire rapidamente o papel e feche o recipiente com a tampa;
- Outra forma de captura é usando luvas de vaqueta ou luva de raspa de couro com proteção para antebraço, camisa de manga longa sem punho ou com punhos ajustados com fita adesiva e calças compridas ajustadas no tornozelo ou com a calça dentro da bota passando fita adesiva;
- Se não conseguir coletar o animal, você pode exterminá-lo com um golpe vigoroso, como uma chinelada, e com uma haste longa.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.