ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SÁBADO  19    CAMPO GRANDE 26º

Boa Imagem

Regras sociais que você precisa saber e deve adotar

Alguns comportamentos são fundamentais para a sua boa imagem e para o convívio em sociedade

Por Larissa Almeida (*) | 19/07/2025 08:00

Muitas atitudes, mesmo que ninguém tenha te ensinado ou instruído, são essenciais para o convívio em sociedade, tanto dentro da sua casa quanto nos ambientes sociais e profissionais. Isso porque quando você não age com civilidade, certamente será taxado de mal-educado (a).

De fato, o que escrevo a seguir parece óbvio, mas causa a maior confusão no dia a dia das pessoas ou por desconhecimento ou porque alguns ignoram essas regras que precisam ser cumpridas para que haja uma boa convivência.

Durante conversas

Não fique interrompendo enquanto alguém está falando, é de bom tom esperá-lo terminar de falar sem interromper antes que você comece a falar. E não fale tocando nas pessoas, a maioria das pessoas não se sente à vontade ao ser tocada. Isso vale para se aproximar demais. Dê uma distância mínima de 50 centímetros durante conversas com pessoas com as quais você não tem intimidade.

No elevador 

Quando for usar o elevador, espere as pessoas que estão dentro saírem para só então você entrar. Não fique parado bem no meio da porta atrapalhando o fluxo ou tentando entrar enquanto tem gente saindo. E, se for o primeiro a entrar, segure a porta para os demais. É uma gentileza que não custa nada.

Na cozinha

Não importa se é na sua casa ou na copa da empresa: se sujou, limpe. É muito simples. E não mexa na comida dos outros. Já ouvi casos de pessoas que colocam laxante na marmita justamente para se vingar daqueles colegas de trabalho que vivem “roubando” o lanche alheio.

No escritório 

A guerra do ar-condicionado é famosa nos ambientes de trabalho, e dentro das casas. Tem aqueles que morrem de calor e os que morrem de frio. A norma ABNT NBR 16401-2 estabelece parâmetros de conforto térmico para sistemas de ar-condicionado para produzir sensação aceitável de conforto térmico em 80 % ou mais das pessoas, definindo faixas de temperatura e umidade ideais para diferentes condições. Para ambientes com umidade relativa de 65%, a temperatura operativa recomendada varia entre 22,5°C e 25,5°C, enquanto para umidade relativa de 35%, a faixa é de 23,0°C a 26,0°C.

Mas sabemos que não é assim que funciona na vida real. O fato é que na maioria das situações a temperatura mais baixa vence. Por isso, para evitar fadiga, o mais recomendado é andar com um casaco caso seja do time dos friorentos, tendo em vista que a solução para quem sente muito calor não é tão simples, afinal, não dá para tirar a roupa.

Não fale alto ou dê risadas espalhafatosas. Em ambientes públicos, é importante respeitar o espaço sonoro do outro. E isso vale para quem assiste vídeos ou ouve músicas sem fone de ouvido. Não faça isso, use fones de ouvido.

Não mexa nos pertences dos colegas e muito menos leve para a sua casa algo que não é seu.

Vaquinhas

Em todo ambiente de trabalho acontecem as famosas vaquinhas. Para comprar equipamentos de uso comum, lanchinhos e até presentes. A regra é clara: ninguém é obrigado a participar, mas se não contribuiu, não consuma. Bem simples. Infelizmente pode acontecer de colegas constrangerem ou quererem punir quem não participa, mas isso é errado. É preciso respeitar as escolhas individuais de cada um.

Sobre dar e receber presentes

Sempre agradeça qualquer que seja o presente que receber, mesmo que não goste. E, se possível, retribua.

Ninguém é obrigado a dar presentes, mas é de bom tom e uma gentileza social levar presentes quando se vai a aniversários ou ocasiões/datas comemorativas.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias