ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  27    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

Beber como um russo. A vodca deu origem à revolução?

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 27/02/2025 07:00
Beber como um russo. A vodca deu origem à revolução?

Em 1.914, o czar Nicolau II proibiu a venda de vodca em toda a Rússia. Em 1.918, o czar Nicolau II e toda sua família foram executados em um porão em Ekaterimburgo. E esses dois fatos estão inter relacionados. É possível compreender o raciocínio de Nicolau. Por um lado, a Primeira Guerra Mundial estava começando, e os soldados russos - aqueles que sempre venciam - andavam perdendo batalhas com certa regularidade, principalmente porque estavam bêbados. Por outro lado, um quarto da renda do Estado russo vinha da taxação das bebidas alcoólicas. Não é uma boa ideia cortar bruscamente a maior fonte de renda enquanto você entra em guerra.


Beber como um russo. A vodca deu origem à revolução?

A vodca originou a revolução?

Os historiadores se divertem debatendo até que ponto a vodca originou a revolução bolchevique. A perda do dinheiro da taxação quebrou o país? A proibição exacerbou a tensão social? As leis russas de então, só se aplicavam ao povo comum, os homens ricos estavam livres para beber toda a vodca que bem entendessem. O povo não ficava nada feliz. Também era possível comprar vodca em restaurantes da elite. Muitos trabalhadores passavam boa parte da noite com os olhos grudados nas janelas desses estabelecimentos suntuosos observando apaixonadamente as garrafas de vodca sem poder chegar perto delas. Era torturante. Se você mora na Rússia atual, para bem entender esta história, saiba que terá 23% de chance de sua morte estar relacionada ao álcool.


Beber como um russo. A vodca deu origem à revolução?

Somos cristão com a graça de Deus e da vodca.

Há outra história que dá a dimensão da importância da vodca na Rússia. Em 987, o czar Vladimir, o Grande, governante do jovem reino, recebeu emissários de grandes lideres religiosos para que pudesse escolher um culto para seu povo. Os judeus foram dispensados com pouca conversa. Eles não tinham uma bebida para adorar e nem uma pátria. Os muçulmanos o deixaram interessado ao descreverem os prazeres da carne no Paraíso. Vladimir gostava muito de mulheres. Mas quando disseram que sua religião proibia o álcool, ele se comportou como qualquer czar que tivesse dois neurônios e disse: “A bebida é a alegria dos russos. Não podemos existir sem esse prazer”. Então a Rússia se tornou cristã.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias