ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, DOMINGO  02    CAMPO GRANDE 28º

Em Pauta

O império da Inteligência Artificial

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 02/11/2025 07:00
O império da Inteligência Artificial

Ainda que para muitos não esteja claro, as empresas que construíram a Inteligência Artificial, não são simples negócios que oferecem serviços e produtos. Dado o grau de influência em quase todas as esferas da sociedade, a forma que estão alterando fisicamente o planeta e o grau de mudança da politica, geopolítica, e sistemas educativos, estamos frente a impérios. As táticas dessas empresas para monopolizar são as mesmas que a dos impérios antigos. Não há diferença.


O império da Inteligência Artificial

Os recursos são seus e de mais ninguém.

O primeiro paralelismo com os impérios antigos é sobre recursos naturais. Os minérios, especialmente, são deles e estão reescrevendo as regras para sugerir que, de fato, sempre foram deles. Um dos casos minerais é o das terras raras, mas não é só delas, há muitos outros. Não é Trump que os desejam, são as empresas de alta tecnologia. É a mesma tática que usaram para copiar todos os dados da internet argumentando que são gratuitos. De onde tiraram essa ideia da gratuidade? Estudando a história do imperialismo, como agiam, é a resposta óbvia.


O império da Inteligência Artificial

Mão de obra barata.

O segundo paralelismo com os impérios é a extraordinária quantidade de mão de obra que estão explorando a custo baixíssimo. Os impérios sempre obtiveram um valor econômico significativo dos grandes forças de trabalho. Pagam salários miseráveis em diferentes partes do mundo para produzir suas tecnologias. E estão criando tecnologias de automatização do trabalho que promovem a perda de emprego para milhões de pessoas. Não há nada de novo: os impérios sempre fizeram exatamente isso com as sociedades onde se instalaram.


O império da Inteligência Artificial

O monopólio do conhecimento.

O terceiro paralelismo que consigo perceber é que os impérios sempre monopolizaram a produção do conhecimento. Durante a última década, temos visto como a industria da Inteligência Artificial cooptou os principais cientistas do mundo. Logo mais, essas empresas serão as únicas proprietárias do conhecimento universal… e os venderão a preço inimaginável.


O império da Inteligência Artificial

Império bonzinho?

Os impérios sempre colocaram em discussão que há os bons e os maus. Conversa fiada. Os bons, teriam uma missão civilizadora, levando o progresso e a modernidade. Os impérios malvados, podiam devastar a humanidade. É exatamente esse tipo de retórica que estão usando para enganar incautos. E como estão enganando… Conheço inúmeros cérebros de boa qualidade que estão empolgados com o novo imperialismo. Café, manga, açaí, carne… esse é um debate secundário no mundo. Tem a mesma importância de quem pode vender apito, miçanga ou agulha. É por isso que gente como os irmãos Joesley e Wesley disputam esse nicho. A grande economia mundial não tem interesse em dominar esses setores produtivos. Só há um grande arrebatamento: quem dominará a Inteligência Artificial, quem dominará o mundo?

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.