Estado lançará IA para ajudar no combate à violência contra mulher
Aplicativo Vitória será lançado no fim do Agosto Lilás e conectará mulheres aos serviços públicos

O governo do Estado anunciou, na tarde desta quinta-feira (7), a criação de um aplicativo com tecnologia de IA (Inteligência Artificial), como parte das ações previstas no Protege (Programa Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres). A ferramenta será mais um recurso no enfrentamento à violência de gênero em Mato Grosso do Sul, integrando diferentes áreas do poder público.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O governo de Mato Grosso do Sul anunciou o lançamento do aplicativo Vitória, que utilizará Inteligência Artificial para combater a violência contra a mulher. A ferramenta, parte do Programa Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (Protege), será lançada no dia 27 de março. O aplicativo reunirá todas as políticas públicas estaduais do setor e contará com uma assistente virtual para direcionar usuárias aos serviços necessários. A iniciativa visa facilitar o acesso à informação e aos serviços de proteção, independentemente da localização da vítima, além de contribuir para a prevenção da violência contra mulheres e meninas.
Segundo a secretária de Estado de Cidadania, Viviane Luiza, o aplicativo se chamará Vitória. Ainda em fase de testes, a previsão é de que seja lançado no dia 27 deste mês, durante evento que marcará o encerramento do Agosto Lilás, campanha estadual de combate à violência contra a mulher, com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB) e outras autoridades.
- Leia Também
- Vítimas de violência terão direito a salário mínimo e auxílio-mobília em MS
- Réu chora e afirma que matou esposa sem querer: “arma disparou sozinha”
A proposta do app é reunir todas as políticas públicas estaduais voltadas ao combate da violência contra a mulher, por meio de uma assistente virtual que responde perguntas e direciona as usuárias aos serviços de que necessitam.
“São novidades, é a tecnologia a favor da mulher, para que ela entenda onde e como procurar ajuda. E também, por exemplo, poderá ser direcionada à Sejus Brasil ao perguntar ‘quero saber o nome do agressor’. O link vai direto. É para facilitar a vida dessa mulher, tanto para buscar informações quanto para prevenir a violência contra mulheres e meninas”, explicou a secretária.
Viviane destaca que a iniciativa busca oferecer segurança e acesso à informação para qualquer pessoa, independentemente da localização. O aplicativo também poderá direcionar a usuária aos serviços disponíveis no município em que ela estiver.
Durante a apresentação do Protege, o governo reforçou o compromisso não apenas com o enfrentamento da violência, mas com a prevenção dos crimes. Viviane também lembrou que, desde 2024, a Lei Maria da Penha está mais rigorosa, com penas que podem variar entre 20 e 40 anos de reclusão, e defendeu a ampla divulgação dessas mudanças legais para desestimular agressores.
“Porque o governo está atuando tanto na prevenção quanto no enfrentamento. Olhando para o Anuário, parabenizo toda a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), quando vemos, por exemplo, os dados de estupros de vulneráveis: Dourados era 5º [no ranking nacional] e caiu para 10º; Três Lagoas era 7º e foi para 36º; Campo Grande já não aparece mais na lista. Isso é fruto do trabalho conjunto do governo do Estado com todas as instituições, para que essas mulheres realmente se sintam protegidas”, concluiu.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.