Criança se corta em cadeira enferrujada de posto e precisa de antitetânica
Mãe relata que filha se feriu enquanto esperava exames e reclama de falta de remédios e longas filas
A rotina de exames de uma criança de 9 anos terminou em dor, choro e risco de infecção na manhã desta terça-feira (17) na USF Maria de Lourdes dos Santos, no Portal Caiobá, em Campo Grande. A criança foi ao posto de saúde para colher exames de sangue e urina, mas se feriu ao cruzar as pernas em uma cadeira enferrujada na sala de espera e, de acordo com a mãe, o corte deixou pedaços de ferrugem no pé da menina, que precisou ser atendida com urgência e tomar vacina antitetânica por precaução. Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Criança sofre corte em posto de saúde com cadeira enferrujada em Campo Grande. Durante exames de rotina, menina de 9 anos feriu o pé em móvel na USF Maria de Lourdes dos Santos, no Portal Caiobá. A mãe, Valéria Chaves, relatou que a filha precisou de atendimento de urgência e tomou vacina antitetânica. Além do ferimento, a mãe denuncia a precariedade da unidade, com móveis quebrados, enferrujados, ventiladores com funcionamento parcial e falta de medicamentos. A família teve que comprar os remédios prescritos para a menina, que ficou de atestado e perderá provas na escola. A prefeitura foi contatada e ainda não se manifestou sobre o caso.
Segundo relato da mãe, Valéria Chaves, auxiliar de enfermagem, após o acidente foi necessário passar novamente pela triagem e aguardar mais 40 minutos para atendimento médico. “Minha filha chorou muito de dor, ficou de atestado e vai perder provas na escola”, contou. Ainda conforme Valéria, os medicamentos e pomadas prescritos não estavam disponíveis no posto, sendo preciso comprá-los por conta própria.
Para Valéria, o caso evidencia a situação precária da unidade, que, de acordo com a denúncia, tem móveis quebrados e enferrujados, ventiladores em funcionamento parcial e falta de medicamentos básicos.
“Temos que ficar das 6h às 7h do lado de fora no sol até que o posto abra. A estrutura da IPA é um descaso total, falta remédio, os móveis estão quebrados e enferrujados, só dois ventiladores funcionam”, afirmou Valéria.
A equipe de reportagem do Campo Grande News entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande que, em nota, informou que a pasta está cumprindo cronograma de revitalização das unidades de saúde, já tendo sido entregues 37 unidades, sendo três delas – USF Los Angeles, USF José Tavares e USF Aero Rancho – no último mês. O órgão ressaltou que, nessas revitalizações, além da estrutura física das unidades, todo o mobiliário e equipamentos do local também são revisados.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.