Professor da UFMS é semifinalista de Prêmio Jabuti Acadêmico
Semifinalista com o livro Filosofia da Física: problemas de ontologia e epistemologia da Física Moderna

O professor Vinicius da Silva, da Faculdade de Ciências Humanas (Fach) da UFMS, foi indicado como semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico, considerado o maior reconhecimento literário do Brasil para obras acadêmicas e técnicas.
Ele é um dos autores e organizadores do livro Filosofia da Física: problemas de ontologia e epistemologia da Física Moderna, feito em parceria com os pesquisadores Sandro Fonseca, Antônio Videira e Márcia Begalli, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A obra é fruto da colaboração entre o grupo de pesquisa Physikós, da UFMS, e o Instituto de Física da Uerj.
“Fiquei muito feliz e também surpreso com a indicação. São milhares de obras inscritas e só o fato de estar entre as melhores já é uma grande vitória”, afirma o professor da UFMS. “O Jabuti tem muito peso no mercado editorial brasileiro e internacional. Mas, ao mesmo tempo, sabíamos do potencial do livro, que reuniu grandes nomes da Filosofia da Física do Brasil.”
O livro conta ainda com contribuições de especialistas renomados, como Olival Freire Júnior (CNPq), Osvaldo Pessoa Júnior (USP), além dos filósofos Pietro Gori, de Portugal, e o cosmólogo Carlo Rovelli, da França.
Criado em 2019, o grupo Physikós também é responsável por eventos científicos de destaque, como a 1ª Semana Internacional de Filosofia da Física e da Cosmologia, que contou com a participação do Nobel de Física Roger Penrose.
A semifinal chega em um momento especial: o grupo completa cinco anos de existência e acaba de firmar uma parceria internacional com a Universidade de Sevilha, na Espanha. Em setembro, o doutorando Onofre Crossi Filho fará intercâmbio acadêmico por meio do programa europeu Erasmus Plus, sendo o primeiro aluno da pós-graduação da UFMS a receber a bolsa.
A lista dos cinco finalistas do Jabuti será divulgada na próxima terça-feira (22) e a cerimônia de premiação está marcada para 5 de agosto.