ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, TERÇA  09    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Espetáculo 'Dobra no Tempo' explora memória e identidade através da dança

Apresentação estreia nesta sexta-feira (12), na Estação Cultural Teatro do Mundo

Por Thailla Torres | 09/12/2025 08:56
Espetáculo 'Dobra no Tempo' explora memória e identidade através da dança
A criação é assinada e interpretada por Rose Mendonça, com direção artística de Simone Vieira.

A multiartista Rose Mendonça estreia seu novo solo de dança, “Dobra no Tempo”, nesta sexta-feira (12), às 19 horas, na Estação Cultural Teatro do Mundo. No sábado (13), a apresentação será às 16 horas, na sede da Cufa. As sessões são gratuitas. O projeto faz parte do “Corpo-Território”, realizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio da Fundac e da Prefeitura de Campo Grande.

O projeto busca ampliar o acesso à arte, valorizar as danças negras na cidade e incentivar reflexões sobre corpo, território, memória e identidade. Além das apresentações, haverá uma oficina de House Dance aberta à comunidade.

“Dobra no Tempo” é um solo que mistura House Dance e Danças Afro-Brasileiras para explorar a relação entre corpo, espaço e memória. A obra trabalha improviso e movimento como formas de reconectar passado e presente.

A criação é assinada e interpretada por Rose Mendonça, com direção artística de Simone Vieira. A equipe inclui ainda Ariane Nogueira (produção geral), Marcos Mattos (produção executiva), Livia Lopes (social media), Leonardo Sales (design gráfico), Kaique Andrade (audiovisual), Jessé Macedo e Karem Martins (interpretação em libras), além da confecção de figurino por Jéssika Rabello. As apresentações contam com participação da artista Aline Serzedello Vilaça.

A direção é de Simone Vieira, artista mineira radicada em Campinas (SP), bailarina, professora de dança e pesquisadora da House Dance a partir da diáspora africana. Seu trabalho busca conexões entre a cultura House e as Danças Afro-Brasileiras.

Rose atua há 21 anos em Campo Grande. É licenciada em Dança pela UEMS, integra a Cia Dançurbana e o Aya Trio, e já percorreu o país em turnês nacionais. Sua pesquisa une House Dance e danças afro-brasileiras, explorando novas formas de mover e habitar o corpo.

Além do solo, o projeto oferece a oficina “Tessituras Dançadas”, com Simone Vieira, no sábado (13), das 9h às 11h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo.

Veja programação

Dobra no Tempo – Solo de dança de Rose Mendonça
Sexta (12/12) – 19h – Estação Cultural Teatro do Mundo
Rua Barão de Melgaço, 177, Centro
Ingresso gratuito, com reserva prévia no link oficial.

Sábado (13/12) – 16h – Sede da Cufa
Rua Livino Godói, 710, Jardim São Conrado
Ingresso gratuito, sem necessidade de reserva.

As apresentações contam com intérprete de libras e bate-papo ao final.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.