Jiboia é capturada no forro de prédio do Sinpol em Campo Grande
Nesses casos, Polícia orienta retirar pets do local, não alimentar animais silvestres e acionar a corporação

Na tarde desta quarta-feira (17), a PMA (Polícia Militar Ambiental) capturou uma jiboia filhote de aproximadamente um metro que estava no forro do refeitório do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul). No mesmo dia, os policiais também atenderam chamados para resgatar uma seriema e uma anta dentro do perímetro urbano.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A anta, encontrada em uma fazenda próxima da cidade, estava bastante debilitada, com diversos ferimentos, e aparentava ter idade avançada. O animal foi encaminhado ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), com apoio de uma médica-veterinária do centro durante a captura.
- Leia Também
- Rio da Prata volta a secar, deixa cardume “ilhado” e repete cenário desolador
- PMA resgata 2ª coruja "diferentona" em Campo Grande em menos de 1 semana
Apesar de não ser peçonhenta, a jiboia pode transmitir bactérias que oferecem riscos à saúde humana. Por isso, a PMA orienta que a população acione sempre a corporação quando encontrar animais silvestres em residências ou áreas urbanas. O contato pode ser feito pelo número (67) 99984-5013. A recomendação é retirar pets do local e nunca oferecer alimentação aos animais, prática conhecida como ceva.
Segundo a polícia, gambás e capivaras são as espécies mais comuns em Campo Grande, mas nos últimos dias têm aumentado os registros de jiboias na cidade. O motivo, de acordo com a PMA, é a expansão urbana, que pressiona os habitats naturais e leva os animais a circular em busca de alimento ou para atravessar entre parques.
A jiboia também será encaminhada ao Cras para passar por avaliação veterinária e depois ser reinserida na natureza. A PMA ainda alerta que, quando o animal é encontrado morto, a retirada deve ser feita pela concessionária CG Solurb. Já em casos de maus-tratos, a denúncia pode ser registrada à Polícia Militar Ambiental, desde que haja indícios do crime.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.