ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUINTA  07    CAMPO GRANDE 20º

Política

Câmara aprova projeto para conscientizar sobre uso de cigarro eletrônico

A proposta segue agora para sanção ou veto da prefeita Adriane Lopes

Por Lucia Morel | 07/08/2025 18:44
Câmara aprova projeto para conscientizar sobre uso de cigarro eletrônico
O presidente da Câmara de Vereadores, Epaminondas Vicente Neto, o Papy. (Foto: Câmara)

Os vereadores de Campo Grande aprovaram, nesta quinta-feira (7), o projeto 11.463/24, de autoria do presidente da Casa, Epaminondas Vicente Neto, o Papy, que cria o Programa Municipal de Conscientização e Combate ao Consumo de Cigarro Eletrônico na Capital.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou projeto que cria o Programa Municipal de Conscientização e Combate ao Consumo de Cigarro Eletrônico. A iniciativa, de autoria do presidente da Casa, Epaminondas Vicente Neto, prevê eventos, palestras e campanhas sobre os malefícios destes dispositivos.O projeto, que aguarda sanção da prefeita Adriane Lopes, visa combater o crescimento do uso entre jovens, impulsionado por estratégias de marketing. Os cigarros eletrônicos, que funcionam por vaporização de líquido com nicotina, estão associados a doenças respiratórias e cardiovasculares.

Pelo projeto, estão previstos eventos, palestras, seminários, campanhas e debates para alertar sobre os malefícios causados pelo uso de cigarros eletrônicos e derivados, além de abordar temas relacionados e promover atividades voltadas à conscientização.

A proposta segue agora para sanção da prefeita Adriane Lopes, que não tem prazo para transformá-la em lei ou vetar.

Segundo Papy, o uso desses dispositivos cresce principalmente entre jovens, impulsionado por estratégias de marketing e pela percepção equivocada de que fazem menos mal que o cigarro tradicional. “O programa pode ajudar a desmistificar essa ideia e prevenir que uma nova geração se torne dependente de nicotina”, afirmou.

O cigarro eletrônico funciona a partir da vaporização de um líquido que contém nicotina, aromatizantes e outras substâncias, como glicerol e água. Disponíveis em sabores variados, como frutas, café e chocolate, também provocam dependência e estão associados a doenças respiratórias e cardiovasculares.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.