ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Estado quer modernizar frota e passar a abastecer veículos oficiais com álcool

Uso de biocombustível é uma das estratégias para Mato Grosso do Sul se tornar estado carbono neutro até 2030

Por Fernanda Palheta e Izabela Cavalcanti | 18/03/2024 14:27
Frentista abastecendo veículo em posto de combustíveis de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Frentista abastecendo veículo em posto de combustíveis de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul pretende modernizar a frota de veículos oficiais para substituir o uso de gasolina por álcool. Essa é umas das estratégias do Executivo para Mato Grosso do Sul se tornar estado carbono neutro até 2030.

O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Ricardo Senna, adiantou que foi criado um grupo interno que trabalha no projeto de transição energética, de combustíveis fósseis para os biocombustíveis.

"É fundamental a gente começar a mudar um pouco, principalmente a matriz de transporte. Sair do combustível fóssil, do diesel, para combustíveis renováveis. O etanol sempre foi um biocombustível e é onde a gente tem um diferencial competitivo no Estado, são cerca de 21 usinas de bioenergia, então a gente precisa aproveitar esse potencial", apontou Senna.

Atualmente, Mato Grosso do Sul produz 3,7 bilhões de litros de etanol e a previsão é que este número salte para 5 bilhões de litros nos próximos anos, um aumento de 35%, segundo a Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul).

O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc ainda destacou as outras opções para modernizar a frota, como tanto elétricos ou híbridos. "Mas o fato é que a gente precisa começar a estimular e existe sim uma proposta de começar a modernizar a frota do Governo do Estado para que a gente possa utilizar cada vez mais biocombustíveis na nossa frota", finalizou.

Mato Grosso do Sul é o quarto maior produtor de etanol a partir da cana-de-açúcar e o segundo maior produtor a partir do milho. A safra de cana-de-açúcar 2023/2024, que se encerra em 31 de março, já é recorde no processamento da matéria-prima: foram 50,5 milhões de toneladas até a segunda quinzena de fevereiro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias