ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Governo contrata empresa para obra em estacionamento do Parque dos Poderes

Valor do contrato é de R$ 1,69 milhão para obras em todas as secretarias em 180 dias

Por Maristela Brunetto | 18/03/2024 11:16
Área gramada sendo ocupada perto de secretaria por falta de local para estacionamento (Foto: Arquivo)
Área gramada sendo ocupada perto de secretaria por falta de local para estacionamento (Foto: Arquivo)

 A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) contratou a empresa Equipe Engenharia Ltda por R$ 1.693.392,34 para realizar obras em todos os estacionamentos de secretarias no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Ela terá 180 dias para as intervenções.

O edital constou o total de 17,9 km² de recapeamento, 1,4 km² de implantação de asfalto. Apesar de pavimentação, a informação repassada é que não haverá retirada de vegetação para abertura de novas áreas.

O trabalho da empresa incluirá o estacionamento do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Além de melhorar a condição do pavimento, também será implantada rede de drenagem.

Como o parque é muito movimentado durante o dia, a assessoria do Governo informou que as obras ocorrerão no período noturno, para evitar transtornos. O edital para a obra foi publicado em novembro de 2023 e a apresentação de propostas foi em dezembro. O resultado final foi publicado nesta segunda-feira.

No início do ano, a reportagem do Campo Grande News havia mostrado o avanço de veículos para áreas antes cobertas de grama, diante da falta de espaço para servidores deixarem os carros. Quem trafega no parque constata que as áreas disponíveis são inferiores à quantidade de veículos.

Entretanto, a possibilidade de ampliação é limitada, uma vez que os órgãos públicos estão instalados dentro de uma área de preservação. Dias atrás a Assembleia Legislativa informou que fará um estacionamento vertical, para não retirar árvores do entorno. O Legislativo já tinha feito a ampliação da área para veículos há anos, apontando agora que precisa de mais espaço.

Imagem incluída em certame: serviço incluirá recapeamento e implantação de drenagem (Foto: Reprodução)
Imagem incluída em certame: serviço incluirá recapeamento e implantação de drenagem (Foto: Reprodução)

No começo do ano, foi feito um acordo em juízo para definir a possibilidade de desmatamento no local para ampliação de estruturas do poder público. O parque se encontra em uma área de 243,53 hectares, dos quais, cerca de 185,63 hectares são recobertos por vegetação nativa e os demais 57,90 hectares são áreas já antropizadas (alteradas). Uma lei de 2018 permitiria a alteração de 21,02 hectares de vegetação nativa arbórea e preservaria 164,61 hectares de vegetação.

Pelo acordo homologado na Justiça, será possível ampliar a ocupação de 18 hectares, incluindo estacionamentos e até um novo prédio para o Judiciário. Recentemente, o Ministério Público anunciou obra para ampliar sua estrutura, mas dentro da área já ocupada pela Procuradoria de Justiça.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias