ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 21º

Sabor

Damasco que nada, Indiara faz geleia de tereré para surpreender na mesa

No interior do Estado, Indiara Múcio produz a geleia feita a partir da tosta de erva mate

Por Jéssica Fernandes | 26/03/2024 07:36
Geleia de erva de tereré é feita a partir da tosta de erva mate. (Foto: Arquivo pessoal)
Geleia de erva de tereré é feita a partir da tosta de erva mate. (Foto: Arquivo pessoal)

Indiara Múcio, de 46 anos, lembra que gosta de cozinhar desde que precisava usar um banquinho para alcançar o balcão da cozinha. Graduada em Arquitetura, ela acabou mudando de profissão e criou uma geleia artesanal de tereré que é a ‘cara’ de Mato Grosso do Sul.

Dona da Genuíno 67, Indiara criou o negócio há dois anos para atender primeiramente a cidade de Aquidauana composta pelos distritos de Camisão e Piraputanga e o município de Palmeiras. A ideia da chef era oferecer produtos regionais feitos com insumos encontrados na região.

Apesar da experiência adquirida durante cursos e workshops de gastronomia, que foram feitos de forma paralela à graduação de Arquitetura, Indiara conta que fez muitas pesquisas antes de iniciar a produção. “Iniciei a pesquisa da agricultura local e conheci pomares e hortas riquíssimos que são meus maiores fornecedores de matéria-prima”, afirma.

Chef Indiara Múcio é a criadora dos produtos da Genuíno 67. (Foto: Arquivo pessoal)
Chef Indiara Múcio é a criadora dos produtos da Genuíno 67. (Foto: Arquivo pessoal)

A empresa começou primeiro com as geleias que atualmente são feitas em mais de 20 sabores. Alguns deles são: blend de uvas, amora com cachaça, jabuticaba, mirtilo com chia, tangerina com pimenta rosa, morango, melancia com fava baunilha, bacon com whisky, pêssego com espumante do Terroir Pantanal, kiwi e limão siciliano, concentrado de tamarindo e caramelizado de cenoura.

A receita destaque é a geleia de tereré que exigiu três meses de testes. A empresária dá mais detalhes sobre a composição dela. “Extraímos o óleo essencial da tosta da erva mate e acrescentamos a refrescância do hortelã e do limão.  Em todas as nossas geleias utilizamos a pectina extraída da maçã, do maracujá e o açúcar orgânico. Em nenhuma geleia utilizamos conservantes”, explica.

Além das geleias, a marca produz a própria linha de granolas salgadas e tradicionais, queijos, e doces e compotas artesanais de caju, goiaba, mamão ralado, mamão rolinho, abóbora com coco e queijadinha. Em parceria com o charcuteiro Alex Freitas, Indiara também mergulhou no negócio da charcutaria oferecendo produtos desse nicho.

Marca produz mais de 20 sabores de geleias artesanais no Estado. (Foto: Arquivo pessoal)
Marca produz mais de 20 sabores de geleias artesanais no Estado. (Foto: Arquivo pessoal)

Natural de Aquidauana, Indiara tem a empresa em paralelo com o trabalho de chef no Terroir Pantanal. A 1ª Vinícola é a primeira do Estado e rendeu matéria no Lado B sobre os passeios regados a vinho. Desde o começo no projeto, Indiara aceitou o convite da vinícola onde adquiriu experiência no enoturismo que é o segmento da atividade turística que se baseia em viagens motivadas pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos.

Em Campo Grande, a chef realiza entregas todas as terças-feiras. Quem quiser acompanhar o trabalho, o perfil no Instagram é @genuino_67_ms 

Charcutaria é outra extensão do trabalho da chef aquidauanense. (Foto: Arquivo pessoal)
Charcutaria é outra extensão do trabalho da chef aquidauanense. (Foto: Arquivo pessoal)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias