ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Registro noturno de javaporcos em lavoura anuncia "terror" na temporada do milho

“Tem uns 20 anos que esses animais aparecem e cada ano que passa vai piorando”, diz produtor

Por Aline dos Santos e Fernanda Palheta | 26/03/2024 13:55

Registro noturno de javaporcos (resultado do cruzamento de javalis com porcos domésticos), aglomerados em lavoura de milho no município de Maracaju, a 159 km de Campo Grande, anuncia que o problema dos produtores rurais está só no começo em Mato Grosso do Sul.

Como a melhor janela para semeadura do grão vai de meados de janeiro a meados de março, o maior volume de plantio foi há um mês. Desta forma as plantações nascentes atraem javalis e javaporcos, considerados poderosa praga invasora. O bando pode destruir plantações, pisoteando ou escavando a terra em busca de alimentos.

“Pelo vídeo, aparentemente são animais dessa realidade [javaporco]. Normalmente, acontece nessa época, como ocorreu a colheita da soja e a lavoura de milho está recém-plantada, esses animais passam a ficar mais visíveis”, afirma o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Marco Antônio Guimarães Marcondes.

O problema se repete em Caarapó, a 274 km da Capital. "Tem uns 20 anos que esses animais aparecem, cada ano que passa vai piorando. Tem ataque durante todo ano, mas é mais comum na época do plantio do milho. Tem época que atacam em um lugar, aí migram para outra região", enfatiza o presidente do Sindicato Rural do município, Carlos Eduardo Macedo Marquêz.

Javaporco recolhido pela Polícia Militar Ambiental em MS. (Foto: divulgação / PMA)
Javaporco recolhido pela Polícia Militar Ambiental em MS. (Foto: divulgação / PMA)

Ele explica que produtores rurais buscam ações para evitar que os javalis e javaporcos cheguem às plantações, como cerca de choque e valetas.

Pesquisadora da Embrapa Pantanal, Aiesca Oliveira Pellegrin afirma que os animais estão distribuídos em muitos municípios de Mato Grosso do Sul. Também é crescente o tamanho dessas populações. Os animais atacam a lavoura de milho praticamente durante todo o ciclo da lavoura. Desde o embonecamento (quando os cabelos das espigas começam a surgir) a depois da colheita.

“O período em que os javalis mais começam a atacar a lavoura vai da época de  embonecamento do milho até as espigas que ainda ficam no solo. Eles revolvem o solo para comer o que sobra", diz a pesquisadora.

Javalis atacam lavouras e causam prejuízos a produtores rurais. (Foto: Divulgação)
Javalis atacam lavouras e causam prejuízos a produtores rurais. (Foto: Divulgação)

No Simaf (Sistema de Informação de Manejo da Fauna), ligado ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o último boletim disponível mostra que MS foi o terceiro Estado com mais aparecimento de javalis entre 4 de abril de 2019 a 31 de agosto de 2021. No período, o total foi de 899. Atrás de Santa Catarina (1.316) e São Paulo (1.287).

No ano passado, houve um período, que foi de setembro a dezembro, em que o Ibama suspendeu autorizações para controle desses animais. Os javalis não têm predador natural e podem ser abatidos.

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) recebe e acompanha relatos da presença dos animais considerados exóticos em várias cidades do Estado. Segundo a Federação, os invasores causam prejuízos ao meio ambiente e a economia de Mato Grosso do Sul.

"Estes animais danificam APPs (Áreas de Preservação Permanente) e são capazes de devastar plantações inteiras e das mais variadas culturas. Os grandes bandos derrubam e se alimentam das plantas, muitas vezes inviabilizando o plantio no entorno em que se instalam", relata em nota enviada ao Campo Grande News.

A orientação para os produtores que têm suas lavouras invadidas pelos animais é procurar a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e o Imasul (Instituto Estadual de Meio Ambiente) para informar os prejuízos.

Os javalis chegaram a Mato Grosso do Sul em 1990, trazidos do Uruguai, e entraram pela região Sul do Estado. As matrizes trazidas para cá cruzaram com porcos domésticos, gerando os javaporcos, que apresentam elevada capacidade reprodutiva. Os animais têm hábito noturno e ninhada de seis a dez filhotes por gestação.

Matéria atualizada às 15:35 para acréscimo de informações.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias