ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Hurb é impedida de atuar no setor turístico após descumprir contratos

Ministério do Turismo cancelou cadastro de atuação da empresa após escândalo de 2023

Por Gustavo Bonotto | 17/04/2025 22:19
Hurb é impedida de atuar no setor turístico após descumprir contratos
Cliente acessa o app da empresa Hurb, no aparelho celular. (Foto: Lidia Silva/Agência Brasil)

O Ministério do Turismo cancelou, nesta segunda (14), o cadastro da empresa Hurb, o que impede a atuação da companhia no setor turístico em todo o país. A decisão ocorreu após denúncias de descumprimento contratual e acúmulo de reclamações de consumidores, tanto na esfera administrativa quanto judicial.

Segundo o governo federal, a atuação da empresa foi considerada inviável sob os aspectos operacional, técnico e financeiro.

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, determinou que a Hurb apresente informações detalhadas sobre sua situação financeira.

Agora, a empresa deve informar o número de contratos pendentes, o valor total devido a clientes e a lista de consumidores prejudicados. Caso não cumpra a exigência, poderá receber multa diária de R$ 80 mil. A empresa tem até o dia 24 de abril para apresentar recurso.

De acordo com o governo federal, foram 12 meses de tentativas de firmar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a empresa. O secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, afirmou que a Hurb teve diversas oportunidades para demonstrar condições mínimas de cumprimento das obrigações. “A Senacon não negocia com má-fé, omissão e desrespeito ao consumidor brasileiro”, declarou Damous em nota.

O outro lado - Em resposta, a Hurb divulgou uma carta aberta ao mercado, na qual afirma que mantinha diálogo com a Senacon há mais de 15 meses, buscando um acordo para atender consumidores afetados pela pandemia de covid-19.

A empresa alegou que foi surpreendida por uma mudança de postura da Senacon, que teria abandonado as negociações.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias