ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 29º

Diversão

Mesmo no calor, corumbaense vai prestigiar o desfile dos 247 anos

Prefeito Gabriel Oliveira afirma que cidade vai crescer depois do "remédio amargo"

Por Silvio de Andrade | 21/09/2025 20:16
Mesmo no calor, corumbaense vai prestigiar o desfile dos 247 anos
Um número expressivo de escolas e instituições - mais de 60 - participaram do desfile em Corumbá. (Foto: Silvio de Andrade)

Temperatura de 38 graus não tirou o ânimo dos corumbaenses, que lotaram a Avenida General Rondon e a Rua Frei Mariano, no centro da cidade, para assistir ao desfile cívico-militar em comemoração aos 247 anos de Corumbá.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Corumbaenses celebram 247 anos da cidade com desfile cívico-militar. Apesar do calor de 38 graus, a Avenida General Rondon e a Rua Frei Mariano, no centro, ficaram lotadas. Mais de 60 instituições, entre militares, escolas e entidades culturais, participaram do evento. O prefeito Gabriel Alves de Oliveira destacou o amor da população pela cidade. Após nove meses de gestão, o prefeito demonstrou otimismo. Mencionou as dificuldades iniciais, como dívidas herdadas e queda na arrecadação. Com a situação da cidade mais controlada, prometeu foco no desenvolvimento e na recuperação da vibrante Corumbá. O desfile contou ainda com a participação de veículos históricos da empresa Andorinha, como a Jardineira de 1948 e o ônibus Apogeu, da década de 70.

“Isso é amor pela nossa cidade”, sintetizou o prefeito Gabriel Alves de Oliveira, presente ao palanque oficial, ao lado de autoridades militares, vereadores e secretários.

O tradicional desfile reúne mais de 60 instituições, entre organizações militares, escolas municipais, estaduais e particulares e entidades culturais e sociais.

O evento foi aberto pelos militares, às 16h, e transcorrido uma hora a sombra na avenida amenizou o calor para o público e para quem desfilava, principalmente crianças. O sol se pôs às 18h, com um belo tom dourado no Rio Paraguai.

Mesmo no calor, corumbaense vai prestigiar o desfile dos 247 anos
Prefeito Gabriel Oliveira, ao lado dos comandantes da Marinha e do Exército: novos tempos. (Foto: Silvio de Andrade)

Um novo momento – Em breve entrevista, ao sair do palanque para receber uma homenagem na pista da avenida, o prefeito corumbaense demonstrou otimismo com os rumos de sua gestão, após nove meses, apesar das dívidas herdadas da administração anterior e a queda de arrecadação.

“Estamos fazendo o dever de casa, dando o remédio amargo para curar a cidade dos desmandos passados”, disse.

Gabriel ressaltou que os primeiros meses de governo foram difíceis devido ao desmantelamento da máquina administrava, comprometimento da receita e uma cidade abandonada em todas as áreas, em especial na saúde e infraestrutura.

“Agora com a cidade tratada, vamos cuidar com carinho desse paciente chamado Corumbá olhando para o futuro com foco no desenvolvimento”, apontou. “Com a casa organizada e com os projetos que estamos desenvolvendo, não tenho dúvidas que Corumbá vai voltar a ser a Corumbá vibrante que sempre foi.”

Mesmo no calor, corumbaense vai prestigiar o desfile dos 247 anos
Casais de tucanos deram um espetáculo à parte durante o desfile. (Foto: Silvio de Andrade)

Recepção tucana – Com o desfile em andamento na avenida, o público dividia os olhares para o cortejo das entidades e escolas, onde se destacavam as fanfarras, ou para a revoada de tucanos. As aves cruzavam a avenida, em voos rasantes, com intervalos sobre a copa das palmeiras-imperiais que embelezam a via.

A curiosidade do evento ficou por conta da presença de veículos históricos da empresa de transportes Andorinha, que opera na região. Participaram do desfile a Cornelinha, conhecida como Jardineira, fabricada em 1948, e o Apogeu, novo modelo de ônibus que se destacou na década de 1970.

Encerrando as festividades comemorativas pelo aniversário da cidade, neste domingo, acontecerá às 21h, no palco armado na Praça Generoso Ponce, ao lado da Avenida General Rondon, o show do grupo paulista Turma do Pagode.