Com 2,1 mil vagas por dia, começa hoje agendamento online para novo RG
Primeira via da nova carteira de identidade é gratuita e unifica o número do CPF como identificador principal
Começa hoje o agendamento online para o mês de maio, com 800 vagas diárias na Capital e 1,3 mil no interior do Estado, da CIN (Carteira de Identidade Nacional), uma forma de modernizar e facilitar a identificação civil no Estado. Para facilitar ainda mais o acesso da população ao novo documento, todas as sextas-feiras são liberadas vagas extras.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O agendamento online para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começa hoje, com 800 vagas diárias na capital e 1.300 no interior do Estado. O novo RG, que utiliza o CPF como identificador principal e inclui QR Code e código MRZ, visa dificultar fraudes e facilitar a verificação eletrônica. A primeira via é gratuita e válida nacionalmente, com validade variando conforme a idade. O agendamento pode ser feito pelo site da Sejusp, com gratuidade na emissão até 2032. Vagas extras são liberadas às sextas-feiras.
Como uma forma de dificultar fraudes, o novo documento une o número do CPF como identificar principal e conta com o QR Code e código MRZ, utilizado em passaportes, permitindo a verificação eletrônica da autenticidade. Também pode ser incluídas informações como tipo sanguíneo e dados de saúde.
A primeira via é grátis e o documento é válido nacionalmente. A validade varia conforme a idade: 5 anos para crianças de 0 a 12, 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos e validade indeterminada para maiores de 60 anos.
Os cidadãos podem realizar o agendamento para a emissão do novo RG pelo site da Sejusp e escolher a opção "1ª ou 2ª emissão do RG" para realizar o agendamento.
Então, selecione o posto de atendimento próximo a sua residência, escolha o dia e o horário disponível, preencha os dados com suas informações pessoais e confirme o agendamento.
A gratuidade da emissão do novo RG segue até 2032, de acordo com o Governo Federal.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.