ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Foragido, acusado de matar idoso espancado é preso vendendo drogas

Vanderson Silva Dos Santos teve a prisão decretada pelo homicídio e o mandado expedido dia 10 de abril

Por Ana Paula Chuva | 17/04/2025 13:48
Foragido, acusado de matar idoso espancado é preso vendendo drogas
Corpo de Claudionor perto do portão caído e carro com vidro quebrado (Foto: Reprodução processo)

Acusado de matar o vizinho Claudionor Lopes dos Santos, 67 anos, espancado com barra de ferro, Vanderson Silva dos Santos, foi preso nessa quarta-feira (16), vendendo drogas no Bairro Jardim Santa Emília em Campo Grande. No dia 10 de abril o rapaz de 24 anos teve a prisão preventiva decretada pelo assassinato do idoso e não havia sido encontrado para cumprimento do mandado, sendo considerado foragido.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Vanderson Silva dos Santos, acusado de matar o idoso Claudionor Lopes dos Santos com uma barra de ferro, foi preso em Campo Grande enquanto vendia drogas. Foragido desde abril, Vanderson foi abordado pela polícia após ser visto jogando uma sacola com maconha. Ele confessou o tráfico e levou os policiais até sua casa, onde mais drogas foram encontradas. Vanderson foi autuado por tráfico e preso pelo homicídio. O crime ocorreu em abril de 2023, quando Vanderson e outros dois agrediram Claudionor após uma discussão sobre barulho. A prisão preventiva de Vanderson foi decretada em abril de 2023.

Conforme o boletim de ocorrência, equipe da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar realizada rondas pela Rua Bauna quando viu Vanderson acompanhado por uma mulher caminhando pela via. O rapaz viu a viatura e jogou uma sacola que estava carregando. Os policiais então decidiram ver o que tinha no saco e encontraram uma porção de maconha que pesou 41,20 gramas.

Os militares abordaram o rapaz que confessou estar vendendo drogas na região. Ele contou que mora a poucos metros de onde foi parado pela equipe e que precisava de dinheiro para pagar o aluguel. Vanderson ainda contou que na residência havia mais droga guardada e foi com os policias até o local.

Na casa os militares encontraram um tablete de maconha e mais oito porções da droga. Ele disse que sua esposa não tinha ciência do entorpecente escondido no imóvel e ela confirmou a versão. Os policiais checaram que Vanderson estava com mandado de prisão em aberto por conta do homicídio e ainda o autuaram em flagrante pelo tráfico de drogas.

Ele foi algemado e colocado na viatura sendo conduzido para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol onde o caso foi registrado como tráfico de drogas.

Foragido, acusado de matar idoso espancado é preso vendendo drogas
Sangue do idoso na porta de entrada da casa ao lado do carro (Foto: Direto das Ruas | Arquivo)

Homicídio – Vanderson foi denunciado junto com Paulo Henrique Pereira da Cruz Nascimento e Victor Manoel da Silva dos Santos pelo assassinato de Claudionor. O crime aconteceu na noite de 30 de abril de 2023 em uma casa na Rua Galeão, Bairro Aero Rancho. A vítima foi espancada com uma barra de ferro até a morte.

Segundo denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), o homicídio foi cometido por motivo fútil e meio cruel. A vítima era idosa e Paulo, vizinho do homem, estava em sua casa com os primos ouvindo músicas com som alto e ingerindo bebidas alcoólicas. Claudionor então reclamou do barulho.

Foi então que os três rapazes arrombaram o portão da casa da vítima e arremessaram pedras contra Claudionor. Quando o idoso caiu no chão, eles pegaram uma barra de ferro e deram golpes na cabeça da vítima e depois jogaram mais pedras contra seu corpo. O homem morreu no local.

O trio ainda quebrou o vidro do carro do idoso, entrou na casa da vítima e destruiu diversos móveis, eletrodomésticos e pertences. Em seguida, fugiu pela porta dos fundos do imóvel. No dia 2 de maio daquele ano os três rapazes se apresentaram à polícia acompanhados por advogado. Eles estiveram na 5ª Delegacia onde o caso era investigado.

Na ocasião, o advogado Edgar de Souza Gomes explicou que não podia dar detalhes sobre o caso, mas que após serem ouvidos os três foram liberados porque não estavam mais em flagrante.

Dia 10 de abril deste ano, o juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida determinou a prisão preventiva de Victor e de Vanderson, mas indeferiu a citação de Paulo Henrique, já que ele informou que estaria viajando para São Paulo e retornaria em 15 dias. “Assim não há suspeitas de que o acusado esteja se ocultando”. Os mandados de prisão dos dois rapazes foram expedidos com validade até 2045.

Foragido, acusado de matar idoso espancado é preso vendendo drogas
Trio denunciado por matar idoso chegando na 5ª DP em 2023 (Foto: Alex Machado | Arquivo)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias