Governo seleciona propostas para operação do Aquário do Pantanal
Hoje, foi lançado um Procedimento de Manifestação de Interesse
O governo vai receber até 17 de outubro propostas para a operação do Aquário do Pantanal, que é construído no Parque das Nações, em Campo Grande. Hoje, foi lançado um PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) para “selecionar estudos preliminares de viabilidade econômico-financeira”.
O objetivo é instalar sistemas especiais de operação: Galeria de Aquários, Centro de Conhecimento e Divulgação Cientifica da Biodiversidade e Centro de Negócios.
De acordo com a resolução da Seop (Secretaria estadual de Obras Públicas e de Transporte), os estudos permitirão identificar qual a melhor forma de operação do Centro de Pesquisa e de Reabilitação de Animais da Ictiofauna Pantaneira e Aquário.
A identificação do meio mais adequado permitirá, ainda, a análise da delegação da operação do empreendimento para a iniciativa privada. O instrumento convocatório estará disponível a partir do dia 18, na Seop.
O Aquário do Pantanal começou a ser erguido em maio deste ano e a previsão é que seja concluído em 30 meses. O investimento é de R$ 84,7 milhões. Da obra, 40% foram executados.
A estrutura total, de 18,6 mil metros quadrados, vai abrigar 24 tanques, biblioteca, auditório para 250 pessoas, museu da biodiversidade, restaurante, seis laboratórios e loja de suvenir.
Serão sete mil animais, subdivididos em mais de 200 espécies (peixes, invertebrados, répteis e mamíferos). A intenção é tornar o aquário o maior referencial do país em consulta científica da fauna e flora da região pantaneira.