ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SÁBADO  05    CAMPO GRANDE 17º

Direto das Ruas

Caminhão da Solurb fica atola em avenida com vazamento de esgoto

Moradores culpam obra de drenagem, prefeitura diz não ter responsabilidade e empresa vai verificar o local

Por Ketlen Gomes | 05/07/2025 14:32


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradores do Jardim Auxiliadora, em Campo Grande, enfrentam problemas com vazamento de esgoto e atolamentos há mais de um ano devido a obras de pavimentação e drenagem na Avenida Rita Vieira. A situação tem causado transtornos diários, com carros atolados e forte odor nas ruas. Os residentes relatam que a drenagem foi mal executada, resultando em vazamentos frequentes e erosões. Apesar das tentativas de resolver o problema junto aos órgãos competentes, há um impasse entre prefeitura, empreiteira e concessionária de água, com cada parte atribuindo a responsabilidade às demais.


Moradores do bairro Jardim Auxiliadora, em Campo Grande, relatam que enfrentam há mais de um ano problemas nas ruas da região, em razão de uma obra de pavimentação e drenagem na Avenida Rita Vieira. Segundo os relatos, carros ficam atolados com frequência e há vazamento de esgoto no local. A informação chegou pelo canal Direto das Ruas.

Mariana Leal Capillé, de 43 anos, moradora do bairro, afirma que nesta semana houve intervenção na rede de esgoto da região e, há dois dias, o vazamento segue sem solução. O esgoto estaria escorrendo diretamente para uma nascente e deixando a rua com forte odor.

Na sexta-feira (4), segundo Mariana, um caminhão de coleta de lixo ficou atolado próximo ao ponto onde o vazamento ocorre. A situação, no entanto, não é nova. No ano passado, o bairro enfrentou problemas semelhantes, com valas abertas em diversos pontos das vias. Um caminhão da Águas Guariroba já havia atolado na região anteriormente.

“Os problemas começaram por conta do asfalto na parte de cima do bairro e da drenagem. Na parte de baixo, que ficou sem asfalto, as obras não terminam. A drenagem foi mal feita, porque sempre há vazamentos e erosões nas ruas”, afirma a moradora.

Ela relata que, junto com os vizinhos, buscou apoio do poder público. “Fizemos reuniões com secretários, representantes da prefeitura, abrimos protocolos na Agereg. Mas a prefeitura diz que o problema é da empreiteira; a empreiteira culpa a Águas; e a Águas diz que não tem relação com a obra.”

A moradora também afirma que a situação afeta o dia a dia dos moradores. “Diversas vezes, os vizinhos não conseguem sair de casa. No fim do ano, não pudemos receber familiares. No mês passado, uma máquina quebrou o muro de um vizinho. E frequentemente ficamos sem água por rompimento de canos e sem energia por rompimento de cabos”, desabafa.

Caminhão da Solurb fica atola em avenida com vazamento de esgoto
Caminhão de concessionária atola em 2024 no Jardim Auxiliadora. (Foto: Direto das Ruas)

Questionados pela reportagem, os vizinhos, em grupo de Whats, atribuem os problemas à drenagem, que teria comprometido a estrutura das vias. “A Avenida Rita Vieira está recortada há meses. A falta de água, energia e os vazamentos de esgoto são todos consequência dessa obra”, dizem.

Outro morador, João Aparecido Domingues, de 40 anos, informa que a obra é de responsabilidade da prefeitura, e que já foram três vezes ao executivo municipal, para tratar sobre o assunto, foram feitas promessas de melhoria que até o momento não foram executadas.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Campo Grande, que informou não haver obra de pavimentação em andamento na via. A Águas Guariroba, por sua vez, afirmou que enviará uma equipe ao local para verificar o extravasamento e desobstruir a rede de esgoto.

"A concessionária ressalta que extravasamentos de esgoto ocorrem principalmente por mau uso da rede, como o descarte incorreto de resíduos sólidos diretamente na rede de esgoto. Somente em 2024, foram retiradas mais de 650 toneladas de resíduos sólidos da rede de esgoto, o que caracteriza a ocorrência de descartes irregulares", informa a empresa.

A Águas Guariroba também esclareceu que não está com obras atualmente na região, mas que casos que necessitam da intervenção da empresa acontecem e a população pode acionar a concessionária pelos canais oficiais: 0800 642 0115 (SAC e WhatsApp) e site.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias