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Valor do pedágio é a preocupação de leitor diante de concessões de rodovias

Usuários de MS pagaram em média R$ 947 milhões a mais em pedágios pela BR-163 desde 2019

Por Raíssa Rojas | 17/04/2025 08:01
Valor do pedágio é a preocupação de leitor diante de concessões de rodovias
Trecho da BR-163 que liga Campo Grande a São Paulo (Foto: Juliano Almeida/Arquivo)

O aumento do pedágio em uma concessão de rodovia acontece devido aos custos da empresa pela manutenção e melhorias de estrada. Essa variação de valor é justamente o que mais preocupa a maioria dos leitores, 37%, apontou a enquete de ontem (16), realizada pelo Campo Grande News. Enquanto outros 35% acreditam que a concessão de rodovias em MS não mudam nada, outros 29% responderam que vão melhorar as condições.

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A maioria dos leitores do Campo Grande News está preocupada com o aumento do pedágio em concessões de rodovias, como a BR-163/MS, devido aos custos de manutenção e melhorias. Uma enquete revelou que 37% dos participantes têm essa preocupação, enquanto 35% acreditam que as concessões não mudam nada e 29% esperam melhorias. A Assembleia Legislativa de MS pediu a suspensão da repactuação da BR-163/MS, alegando descumprimento do contrato de 2014, com apenas 18% da duplicação concluída e uma redução tarifária não aplicada. Desde 2019, usuários pagaram R$ 947 milhões a mais em pedágios.

Entre as concessões de rodovias que estão acontecendo em Mato Grosso do Sul, a MR-163/MS, teve o pedido de suspensão imediato da repactuação, através de uma denúncia protocolada nesta semana pela Assembleia Legislativa, por alguns pontos do contrato original da concessionária não foram concluídos.

A BR-163/MS faz ligação com a BR-262 (leste-oeste), que vai de Corumbá (fronteira com a Bolívia) até Vitória (ES), ela conecta com o Paraguai e a Argentina, via Mundo Novo, sendo uma rota de exportação importante pro Mercosul.

A denúncia alega que a concessionária descumpriu o contrato de 2014, com apenas 18% da duplicação prevista para ser efetivada. Além disso, o relatório denuncia a suspensão de uma redução tarifária de 53,94% determinada pela ANTT em 2019, que nunca chegou a ser aplicada. Desde então, estima-se que os usuários tenham pago R$ 947 milhões a mais em pedágios.

Na enquete do dia 4 de fevereiro sobre a concessão da BR-163, 81% dos leitores responderam que as condições da rodovia só iriam melhorar dependendo da empresa.

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