ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Diversão

Evite dor de cabeça e veja opções curtir seu recesso perto da natureza

Veja opções do que fazer no Estado para planejar com calma uma programação divertida

Por Idaicy Solano | 08/11/2024 06:43
Vista do Rio Aquidauana, no distrito de Camisão, um dos roteiros mais procurados de MS (Foto: Arquivo Pessoal)
Vista do Rio Aquidauana, no distrito de Camisão, um dos roteiros mais procurados de MS (Foto: Arquivo Pessoal)

Fim do ano está chegando e deixar para resolver de última hora os planos para aproveitar o recesso pode ser motivo para dor de cabeça, principalmente porque as vagas em hotéis e pousadas esgotam rápido.

Para ajudar a evitar o caos, o Lado B trouxe algumas opções de lazer em Mato Grosso do Sul, com opções de bate e volta e hospedagem para te auxiliar a planejar com calma uma programação divertida.

Abaixo, você confere alguns lugares confortáveis e acolhedores, além de opções de passeio bate e volta, caso a folga seja curta e deixar Campo Grande não esteja nos planos.

Onde descansar na natureza 

Aos sortudos que poderão desfrutar de um recesso merecido nas festas de fim de ano, mas ainda não sabem o que fazer nos dias livres, não é necessário sair de Mato Grosso do Sul para garantir a viagem em família, amigos ou com seu par. Os principais destinos de ecoturismo do Estado estão repletos de chalés, pousadas, hotéis e fazendas.

Camisão

Começando por Camisão, distrito localizado em Aquidauana, a 141 quilômetros de Campo Grande, a primeira opção é na Chácara Menina da Serra, que foi construída em meio aos paredões de arenito rosa da Furna do Morro Paxixi.

A chácara possui cerca de 12 hectares, sendo 80% de mata nativa intacta, além de acesso a mirantes, cachoeiras e trilhas. A propriedade fica dentro da APA (Área de Preservação Ambiental) da Estrada Parque Piraputanga. Para verificar a agenda de atividades de dezembro, basta entrar em contato pelo telefone (67) 99930-4767.

A chácara possui cerca de 12 hectares, sendo 80% de mata nativa intacta, além de acesso a mirantes, cachoeiras e trilhas (Foto: Reprodução/Chácara Menina da Serra)
A chácara possui cerca de 12 hectares, sendo 80% de mata nativa intacta, além de acesso a mirantes, cachoeiras e trilhas (Foto: Reprodução/Chácara Menina da Serra)

A Pousada da Serra o destino é ideal para quem curte uma programação mais radical. O local oferece atividades como rapel, com profissionais treinados e todo o equipamento de segurança necessário; trilhas que passam por três cavernas e sete mirantes, com duração de duas horas e percurso de 15 quilômetros.

A estrutura também conta com piscina, redários, e é servido café da manhã rural, com delícias regionais. Para verificar a agenda de atividades de dezembro, basta entrar em contato pelo Instagram @pousadadaserrams.

Rio Verde 

O Sítio Passarim possui áreas de camping arborizadas com pontos de energia, livres de construções ou coberturas, e também opção de hospedagem em quartos de construção. A estrutura conta com banheiros e cozinha compartilhada. Por lá, os visitantes também têm acesso ao rio, com cerca de 300 metros de extensão para banho. Para verificar a agenda de atividades de dezembro, basta entrar em contato pelo Instagram @passarimsitio.

A pousada Quedas D’água possui área de camping, apartamentos e chalés. A estrutura do camping conta com banheiros temáticos, pontos de água e energia, cozinha comunitária assinada pela artista Débora Mendes, com fogão a lenha, cooktop e geladeira. A propriedade também tem acesso a cachoeiras e rios. Para verificar a agenda de atividades de dezembro, basta entrar em contato pelo Instagram @quedasdaguaoficial.

Com 14 hectares, a Pousada Paraíso fica a 200 metros do rio, que tem 1,50 metros de profundidade, e uma cachoeira. O acesso pelo rancho é exclusivo para aqueles que pagaram a hospedagem ou o day use. Aqueles que não quiserem ficar no rio podem aproveitar a piscina da propriedade. O lugar tem opção de camping e apartamentos. Para verificar a agenda de atividades de dezembro, basta entrar em contato pelo Instagram @balnearioepousadaparaiso.

Rio Verde do Mato Grosso, localizado a 207 quilômetros de Campo Grande.

A Pousada Paraíso fica a 200 metros do rio, que tem 1,50 metros de profundidade, e uma cachoeira (Foto: Reprodução/Pousada Paraíso)
A Pousada Paraíso fica a 200 metros do rio, que tem 1,50 metros de profundidade, e uma cachoeira (Foto: Reprodução/Pousada Paraíso)

Bodoquena 

O Hotel Fazenda Cachoeiras Serra da Bodoquena está localizado a apenas 70 km de Bonito e 264 km de Campo Grande, e a propriedade ocupa 400 hectares, sendo 350 de mata preservada.

A propriedade fica próxima ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena, e tem trilhas onde os visitantes podem observar uma rica biodiversidade com características de Mata Atlântica e Cerrado, além de várias espécies de animais típicos da região.

O local também é ponto de partida para explorar outros passeios em Bodoquena, como a visita aos Cânions do Salobra, Flutuação no Rio Azul e Passeio de Quadriciclo. Para verificar a agenda de atividades de dezembro, basta entrar em contato pelo telefone (67) 9 9986-2990.

Já o Refúgio Canaã conta com áreas de camping e pousada, e a estrutura oferece redário, tomadas 110v, pias e banheiros compartilhados e balneário. A propriedade tem três áreas de banho no rio Salobra, com tirolesa, boias, coletes e mesas e cadeiras disponíveis. Para verificar a agenda de atividades de dezembro, basta entrar em contato pelo Instagram  @refugiocanaams.

Local conta com áreas de camping e pousada (Foto: Reprodução/Refúgio Canaã)
Local conta com áreas de camping e pousada (Foto: Reprodução/Refúgio Canaã)

Jardim 

O Seu Assis Camping é banhado pelas águas cristalinas do Rio da Prata, e oferece um amplo espaço para acampamento. A estrutura conta com decks de acesso ao rio, tirolesa e quiosques equipados com churrasqueira e pia.

A propriedade está localizada em Jardim, a 235 quilômetros de Campo Grande. Para verificar a agenda de atividades de dezembro, basta entrar em contato pelo Instagram  @seuassiscamping.

Alcinópolis 

Localizado a 311 quilômetros de Campo Grande, o município esconde lugares com vistas de tirar o fôlego e emblemáticas, e uma riqueza de informações sobre a história do Estado, ainda é pouco conhecido.

Famosa por suas pinturas rupestres, o que não falta são sítios arqueológicos e grutas para visitar, incluindo o Templo dos Pilares, Gruta da Mesa, Gruta Bonita, Pata da Onça, Gruta do Pitoco e Morro do Barro Branco. Clique aqui para conferir o roteiro completo e como chegar aos lugares.

Alcinópolis é famosa por suas pinturas rupestres (Foto: Arquivo Pessoal/Thierry Porato)
Alcinópolis é famosa por suas pinturas rupestres (Foto: Arquivo Pessoal/Thierry Porato)

Roteiros para curtir um bate e volta

Se você faz parte do time que só vai folgar no feriado mesmo, ou terá poucos dias para descansar, o que não falta em Mato Grosso do Sul são destinos pertinhos da Capital, que garantem um dia inteiro de diversão com diversas atividades.

Quem curte história, o Museu Marechal José Machado Lopes, do 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Mato Grosso do Sul é um verdadeiro tesouro histórico.

O acervo conta com troféus sobre a participação das tropas brasileiras, saídas de Aquidauana, na 2ª Guerra Mundial. Entre elas está a bandeira alemã com a suástica de Hitler, símbolo da conquista brasileira sobre os nazistas.

O local também coleciona as águias do ditador Mussolini e os itens que eles ganharam, como a cobra em mármore, equipamentos que usavam na construção da ponte Bailey, medalhas e espadas.

O museu está localizado no município de Aquidauana, a 141 quilômetros de Campo Grande. Para visitar não é preciso marcar horário, e fica aberto de terça a quinta-feira, das 15h30 às 17h30 e sexta a domingo, das 9h30 às 11h30. Clique aqui para saber mais sobre a história do museu.

O acervo conta com troféus sobre a participação das tropas brasileiras, saídas de Aquidauana, na 2ª Guerra Mundial (Foto: Marcos Maluf)
O acervo conta com troféus sobre a participação das tropas brasileiras, saídas de Aquidauana, na 2ª Guerra Mundial (Foto: Marcos Maluf)

Se você está precisando aproveitar a folga para relaxar, e quer desligar a mente da cidade grande, Paraíso das Águas é uma opção bem pertinho de Campo Grande para aproveitar as belezas naturais do local e tomar banho de cachoeira.

A cidade está localizada ao lado do Rio Sucuriú e do Rio Paraíso, e conta com diversos pontos turísticos como a Água Santa do Paraíso, em que há nascentes de rios subterrâneos que foram brejos e riachos, o Salto do Rio Mimoso com sua queda d’água, a unidade de conservação “Refúgio da Vida Silvestre do Rio Sucuriú Paraíso”, cachoeira Muquém e Lago da Usina PCH Alto Sucuriú.

Paraíso das Águas fica a 275 quilômetros de Campo Grande, e a cidade que integra a Rota Cerrado Pantanal.

Para quem não tem veículo próprio, a empresa Cruzeiro do Sul costuma sair pela manhã, às 7h30, e de tarde, às 13h, em direção ao município. As passagens custam a partir de R$ 120 e devem ser consultadas diretamente com o setor de vendas na rodoviária.

Paraíso das Águas fica a 275 quilômetros de Campo Grande (Foto: Silas Ismael/Rota Cerrado Pantanal)
Paraíso das Águas fica a 275 quilômetros de Campo Grande (Foto: Silas Ismael/Rota Cerrado Pantanal)

Para quem deseja se aventurar em paisagens do Cerrado, Furnas do Dionísio, localizada em Jaraguari, é opção com direito a trilhas guiadas, banho de cachoeira e visita aos mirantes.

Por lá, uma série de passeios são organizados pelo guia Osvair Barbosa aos finais de semana e feriados. Para verificar a agenda de atividades de dezembro, basta entrar em contato pelo WhatsApp (67) 99976-7087.

O guia orienta usar roupas leves, e evitar peças jeans e dá a dica de que camisetas de tecido sintético são as mais indicadas, pois secam rápido após os banhos de cachoeira. Também é indicado usar tênis ou but, chapéus ou bonés para se proteger do Sol; levar filtro solar, repelente, água e gatorade para hidratação; e levar lanches leves, como frutas e castanhas.

Roteiro há 43km da Capital é opção pra não passar dezembro em casa (Foto: Osvair Barbosa)
Roteiro há 43km da Capital é opção pra não passar dezembro em casa (Foto: Osvair Barbosa)

A apenas 203 quilômetros da Capital, o que não falta é opção de balneários, fazendas e sítios com day use para curtir um dia inteiro no município de Rio Verde. Dentre os locais, está incluso o Balneário Sete Quedas do Didi, com cachoeiras e quiosques para alugar. Para verificar a disponibilidade de datas para dezembro, basta entrar em contato no telefone (67) 9 9963-5204.

Outra opção em Rio Verde é a Fazenda Igrejinha. O local tem opção de day use e oferece passeio em trilha entre formações rochosas e pinturas rupestres. Para verificar a disponibilidade de datas para dezembro, basta entrar em contato no telefone (67) 9957-7375.

Na região de Campo Grande, a sugestão é curtir um day use na Fazenda Piana, em Sidrolândia, a 70 quilômetros da Capital. Por lá, quem gosta de pescar pode desfrutar da atividade na modalidade pesque e solte, além de se refrescar em piscinas e lagoas naturais. Para verificar a disponibilidade de datas para dezembro, basta entrar em contato clicando aqui.

Outra opção é o day use na Reserva Canindé, a 27 quilômetros da Capital. Por lá, é possível curtir a natureza exuberante, ao redor de uma piscina de água corrente natural. Para verificar a disponibilidade de datas para dezembro, basta entrar em contato clicando aqui.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias