Brigadista descreve queima controlada para proteger Serra do Amolar
Militar e equipe realizavam combate desde 16h30 de sexta-feira até a madrugada de ontem (26)
Durante combate à incêndio na região da Serra Negra, no município de Corumbá, equipes do Corpo de Bombeiros realizaram técnica de queima controlada, ou "fogo contra fogo", para proteger a vegetação nativa do Pantanal na Serra do Amolar, um dos principais pontos turísticos da região pantaneira em Mato Grosso do Sul.
Vídeo encaminhado pelo 3º Grupamento mostra a 1ª tenente Luisiana Guimarães Cavalcante, que é lotada no estado do Paraná, descrevendo a técnica utilizada e logo em seguida volta ao trabalho fazendo uso de um "soprador".
A gente tá aqui desde as 16h30 fazendo combate na Serra Negra. A gente resolveu fazer uma queima controlada, pra fazer um 'fogo contra fogo' [...] todo mundo já fez várias funções, eu estou aqui com o soprador, e estamos revezando porque é muito cansativo. Vamos continuar até o amanhecer, pelo jeito", explica.
No registro, a militar indica focos de incêndio em serra nas proximidades de divisa com Mato Grosso. O fogo que vem de lá, segundo ela, deverá ir de encontro com a queima realizada pelos brigadistas, para que se elimine a vegetação que pode vir a ser incendiada.