ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 32º

Política

Conselho Estadual de Saúde deve apenas acompanhar atuação do setor privado

Projeto de lei enviado pelo Governo do Estado reduz competência do colegiado

Por Fernanda Palheta | 14/11/2024 10:57
Fachada da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) (Foto: Reprodução)
Fachada da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) (Foto: Reprodução)

O Governo do Estado quer reduzir a competência do Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, que deixará de aprovar e irá apenas "acompanhar e controlar" a atuação do setor privado da área de saúde, quando credenciado mediante contratos ou convênios.

A mudança está prevista no Projeto de Lei nº 260 de 2024. O objetivo da alteração, segundo o governador Eduardo Riedel (PSDB), é adequar as competências do conselho "em consonância" com o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal. O órgão aponta que a aprovação é prerrogativa do Executivo.

"O Supremo Tribunal Federal entendeu que a outorga de competência aos conselhos, sejam estaduais ou municipais, de Saúde para decidir e deliberar sobre a contratação ou convênio de serviços com o setor privado importa em indevida restrição às competências do chefe do Poder Executivo", disse o governador na justificativa da proposta.

"Portanto, cabe aos Conselhos de Saúde participarem na formulação de estratégias na área da saúde e não na definição da execução da política pública em si", complementou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias