ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Defesa da Compnet afirma que decisão sobre o Sigo desconhece a tecnologia

Para advogado, há erro técnico na decisão, uma vez que o banco de dados do sistema já é do Governo do Estado

Lucia Morel | 07/10/2021 18:42
Trecho do processo em que defesa mostra funcionalidadea da ferramenta. (Foto: Reprodução processo)
Trecho do processo em que defesa mostra funcionalidadea da ferramenta. (Foto: Reprodução processo)

Defesa da empresa Compnet Tecnologia vai recorrer da decisão do juiz 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, David de Oliveira Gomes Filho, que determinou a transferência de tecnologia do Sigo, sistema usado pelas forças de segurança e que registra os Boletins de Ocorrências, para o Governo de Mato Grosso do Sul.

O advogado Carlos Henrique Santana informou ao Campo Grande News que há um erro técnico na decisão, uma vez que o banco de dados do sistema já é do Governo do Estado e este, nem mesmo tem pessoal e estrutura para gerir a tecnologia do sistema.

“Nós vamos entrar com agravo. Não há entrega de inteligência. A decisão extrapola o conceito técnico”, enfatiza, ressaltando ainda que a decisão revela total desconhecimento da tecnologia.

Ele defende que não há o que ser transferido ao Estado, uma vez que este já detém os dados necessários sem torná-lo refém da Compnet quanto às informações sigilosas dos boletins e inquéritos policiais, por exemplo.

Quanto à fala do secretário de Justiça e Segurança, que citou ter “pavor” de perder os dados gerenciados pelo Sigo (Sistema Integrado de Gestão Operacional) pela empresa, o advogado citou que é natural haver desconhecimento da tecnologia e o medo é previsto, mas não condiz com a realidade.

“A decisão tem caráter meramente midiático”, classificou Santana. O dono da empresa, Adriano Aparecido Chiarapa falou com a reportagem rapidamente e afirmou que enviaria nota explicativa ainda hoje, o que não ocorreu até o fechamento deste material.

Os contratos do Sigo e Sigo CADG (Sistema Integrado de Gestão Operacional/Central de Atendimento e Despacho Georreferenciado) são os mais caros gerenciados pela Sejusp.

Nos siga no Google Notícias