ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Em nova fase de combate a pandemia, meta é reduzir taxa de contágio em MS

Boletim epidemiológico traz nesta terça 17 mortes em MS, mas médias móveis seguem estabilizadas, tanto de casos, quanto de óbitos

Ângela Kempfer | 08/09/2020 10:45
Secretária-adjunta Christinne Maymone em novo cenário na live de apresentação dos dados da covid. (Foto: Reprodução/Facebook)
Secretária-adjunta Christinne Maymone em novo cenário na live de apresentação dos dados da covid. (Foto: Reprodução/Facebook)

A partir desta terça-feira (8), a forma de apresentação dos números da covid-19 muda em Mato Grosso do Sul. Até o cenário das lives da Secretaria Estadual de Saúde foi reformulado, mas a alteração realmente importante é o destaque em taxas que ganham um valor maior na análise da pandemia.

Além de números totais e de novos casos e mortes diariamente, a enfase passa a ser a taxa de contágio, determinante para a queda nas estatísticas e decréscimo na curva que só tem subido desde março, quando os primeiros casos foram confirmados em Mato Grosso do Sul.

A meta é reduzir para menos de 1 a taxa de contágio, que hoje é de 1.12. Isso significa que cada grupo de 100 infectados, 112 estarão contaminados no outro dia e 125 na data seguinte. O índice é maior por conta das baixas taxas de isolamento social. Quanto mais aglomerações, maior o poder de contágio. O índice também vai caindo conforme a imunização da população.

Veja como é é o avanço da doença atualmente.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Nesta terça-feira (8), o boletim trouxe 17 óbitos a mais, número bem superior ao registrado ontem, quando foram só 4. Como esses valores oscilam muito, porque algumas prefeituras demoram para atualizar os dados, o que conta é a média dos últimos 7 dias. No quesito contaminações, esse índice caiu bastante desde ontem e de mortes também estagnou desde o fim de agosto.

Até ontem eram 759 casos por dia, hoje são 649. Já de óbitos a média segue em 14.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Outro dado que passa a ser apresentado de forma diferente é da evolução do coronavírus nos municípios. Agora só aparecem os 5 primeiros em contágios e óbitos. Os demais agora estão apenas nos microdados, que são disponibilizados no site da Secretaria de Saúde do Estado.

Campo Grande teve nesta terça mais 107 confirmações e 6 mortes, totalizando 405 óbitos. Corumbá já superou Dourados em mortos, mas fica em 3º no ranking da covid-19 por ter menos testes positivos. O mesmo ocorre com Aquidauna que tem mais que o dobro de mortes que Sidrolândia, apesar de menos infectados.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Outro número que caiu bastante foi de pacientes internados. Nas última semanas eram mais de 550, hoje caiu para 521, com 265 em UTIs. A maior lotação continua na Macrorregião de Corumbá.

Na Capital, a ocupação também estabilizou na casa dos 70%.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias