ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  05    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

TJMS muda regras de selo que valoriza combate à violência doméstica

Com as novas regras, o tempo médio de tramitação de processos será um dos principais indicadores

Por Lucas Mamédio | 05/05/2025 09:38
TJMS muda regras de selo que valoriza combate à violência doméstica
Cadeiras enfileiradas dentro do espaço onde funcionam a 3ª e 4ª Vara (Foto: Paulo Francis)

Voltado ao combate à violência doméstica, o selo “Justiça pela Paz em Casa” passou por mudanças no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. A atualização busca melhorar os critérios de avaliação e ampliar o reconhecimento de servidores e magistrados que atuam na proteção das mulheres.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) alterou as regras do selo "Justiça pela Paz em Casa", voltado ao combate à violência doméstica. A atualização visa aprimorar os critérios de avaliação e ampliar o reconhecimento de magistrados e servidores que atuam na proteção às mulheres. A celeridade processual passa a ser central, com pontuação máxima para casos de violência doméstica e feminicídio julgados em até 400 dias.A participação em eventos só será pontuada se houver atuação ativa, como palestrante ou docente, e com foco no combate à violência de gênero. Um painel interno com os critérios, formulário de comprovação e resultados por unidade facilitará o acompanhamento. A entrega anual do selo permanece em evento oficial. O TJMS também designou o delegado Edi Ederaldo de Almeida como coordenador da Assessoria de Inteligência, tendo como adjunta a delegada Aline Gonçalves Sinnott Lopes.

Com as novas regras, o tempo médio de tramitação de processos será um dos principais indicadores. Casos de violência doméstica e feminicídio terão pontuação máxima apenas quando forem julgados em menos de 400 dias. A intenção é estimular respostas mais rápidas do Judiciário nesses casos.

Também passam a contar pontos apenas as participações em eventos quando houver atuação ativa, como palestrante ou docente. As ações devem ter ligação direta com o enfrentamento à violência de gênero.

Para facilitar o acompanhamento, o TJ vai disponibilizar um painel interno com os critérios atualizados, formulário de comprovação das atividades e resultados por unidade. A entrega do selo segue anual, em evento oficial.

Delegados assumem área de inteligência - Na mesma publicação, o TJ designou os novos responsáveis pela Assessoria de Inteligência. O delegado Edi Ederaldo de Almeida será o coordenador, com a delegada Aline Gonçalves Sinnott Lopes como adjunta.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias