Capital tem melhor resultado e cinco cidades tiram zero em transparência
Dos nove municípios avaliados pela CGU (Controladoria-Geral da União) em Mato Grosso do Sul, cinco tiraram nota zero na análise de transparência pública e Campo Grande teve a maior nota.
A Escala Brasil Transparente deu notas de zero a 10 aos portais das prefeituras. A nota zero foi o resultado das seguintes cidades: Camapuã, Sonora, Costa Rica, Fátima do Sul e Miranda.
Camapuã enfrenta escândalo de corrupção, que ganhou projeção nacional após a operação Tempestade, realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado)
Dentre as prefeituras avaliadas no Estado, Campo Grande teve o melhor desempenho, com nota 6,81. Seguida por Terenos (6,11) e Inocência (2,50). Dos dez itens verificados, a Capital atendeu seis, descumpriu dois e teve desempeno parcial em outros dois. No ranking entre todas as capitais, Campo Grande ficou em 13º lugar.
O índice que mede a transparência pública nos Estados foi elaborado para comemorar os três anos da LAI (Lei de Acesso à Informação).
Conforme a CGU, o diferencial da metodologia é a verificação da efetividade da Lei de Acesso, pois foram feitas solicitações reais em diversas áreas de governo, com finalidade de verificar o desempenho e o cumprimento às normas legais.