ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  14    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Adolescente é apreendido em Campo Grande em operação contra crimes virtuais

Ação tem como foco o combate a crimes digitais graves, cometidos por adolescentes

Por Gabriel Neris | 14/05/2025 09:37
Adolescente é apreendido em Campo Grande em operação contra crimes virtuais
Imagem ilustrativa de movimentação no prédio do Dracco, em Campo Grande (Foto: Arquivo)

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), participou nesta quarta-feira (14) da segunda fase da Operação "Adolescência Segura", deflagrada com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ação nacional tem como objetivo desarticular uma célula criminosa digital responsável por aliciar e incentivar adolescentes à prática de violência no ambiente virtual.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Polícia Civil de MS apreende adolescente em operação nacional contra crimes virtuais. A ação, coordenada pelo Rio de Janeiro, visa combater grupo criminoso que alicia jovens para violência online. Em Campo Grande, um mandado de internação foi cumprido. A operação "Adolescência Segura" investiga crimes como incitação à automutilação, estupro virtual e disseminação de ódio. Cinco mandados de internação e um de busca e apreensão foram cumpridos em diversos estados. A ação dá continuidade à primeira fase, realizada em abril, que desativou servidores e canais usados pelo grupo.

Em Campo Grande, foi cumprido um mandado de internação provisória contra um adolescente apontado como integrante de uma organização criminosa. A operação tem como foco o combate a crimes digitais graves, cometidos por adolescentes contra outros adolescentes, utilizando plataformas online para disseminar violência simbólica, incentivo à automutilação, estupro virtual e crimes de ódio.

A operação é coordenada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro e conta com o apoio técnico do Laboratório de Operações Cibernéticas, além da atuação das Polícias Civis de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de internação provisória e um de busca e apreensão, expedidos pela Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro. Os alvos são adolescentes identificados como líderes ou membros ativos do grupo criminoso, monitorado desde a primeira fase da operação, realizada em 15 de abril.

Na etapa anterior, os agentes desativaram servidores e canais digitais utilizados para disseminar conteúdos violentos, o que resultou na apreensão de provas e identificação de novos envolvidos — elementos que permitiram o avanço das investigações e o desencadeamento desta nova fase.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias