ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Após protestos, prefeitura republica edital para professores temporários

Seleção da Reme passa a prever remuneração por titulação; inscrições vão até 3 de outubro

Por Mylena Fraiha | 02/10/2025 09:13
Após protestos, prefeitura republica edital para professores temporários
Alunos em sala de aula com professora contratada pela Semed (Foto: PMCG)

Após protestos e negociações, a Prefeitura de Campo Grande republicou nesta quinta-feira (2) o edital do processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores da Reme (Rede Municipal de Ensino). O novo edital inclui a remuneração por titulação de mestrado e doutorado, atendendo a uma das principais reivindicações dos professores.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande republicou o edital do processo seletivo para professores temporários da Rede Municipal de Ensino, incluindo a remuneração por titulação de mestrado e doutorado. A mudança ocorreu após protestos de professores e negociações com o sindicato da categoria e a Câmara Municipal. O processo seletivo, com inscrições até 3 de outubro, prevê carga horária de 20 horas semanais e validade de 12 meses. A seleção inclui prova objetiva em 19 de outubro e avaliação de títulos, com prioridade para candidatos com licenciatura plena na área escolhida.

No texto anterior, publicado em 25 de setembro, a contratação temporária considerava apenas a remuneração correspondente ao nível e à classe PH2/A, proporcional às horas trabalhadas, sem levar em conta a formação acadêmica. Anteriormente, a prefeita argumentou que temporários não possuem plano de carreira e que a medida “buscava reduzir custos para abrir espaço a novos investimentos”.

A medida gerou protestos de professores no último sábado (27), além de críticas da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) e de vereadores. Entretanto, na segunda-feira (29), em reunião entre o sindicato, a prefeita Adriane Lopes (PP) e a Comissão de Educação da Câmara Municipal, foi decidida a revogação do decreto.

Com a republicação, o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, esclareceu que as inscrições já realizadas continuam válidas e não precisarão ser refeitas. Quem ainda não se inscreveu tem até as 23h59 do dia 3 de outubro para participar, exclusivamente pelo site da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), por meio deste link. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

O processo seletivo prevê carga horária de até 20 horas semanais e terá validade de 12 meses a partir de 2 de janeiro de 2026, podendo ser prorrogada por igual período. A seleção será realizada em três etapas: inscrição on-line, prova escrita objetiva (de caráter eliminatório) e prova de títulos (classificatória).

A prova objetiva está prevista para o dia 19 de outubro, em Campo Grande, no período da tarde. Os locais de aplicação serão divulgados posteriormente pela Fapec e pela Semed (Secretaria Municipal de Educação). Já a entrega da documentação para a prova de títulos deverá ser feita até 6 de outubro, por meio do sistema da organizadora.

O edital também estabelece que terão prioridade os candidatos que comprovarem licenciatura plena ou normal superior na área escolhida. O documento ainda assegura condições diferenciadas para candidatos com deficiência, como intérprete de Libras, prova ampliada, acesso a espaços adaptados e tempo adicional.

A bibliografia da prova e mais detalhes sobre o processo seletivo podem ser conferidos no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta quinta-feira (2), disponível neste link.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.