Após protestos, prefeitura republica edital para professores temporários
Seleção da Reme passa a prever remuneração por titulação; inscrições vão até 3 de outubro
Após protestos e negociações, a Prefeitura de Campo Grande republicou nesta quinta-feira (2) o edital do processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores da Reme (Rede Municipal de Ensino). O novo edital inclui a remuneração por titulação de mestrado e doutorado, atendendo a uma das principais reivindicações dos professores.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Prefeitura de Campo Grande republicou o edital do processo seletivo para professores temporários da Rede Municipal de Ensino, incluindo a remuneração por titulação de mestrado e doutorado. A mudança ocorreu após protestos de professores e negociações com o sindicato da categoria e a Câmara Municipal. O processo seletivo, com inscrições até 3 de outubro, prevê carga horária de 20 horas semanais e validade de 12 meses. A seleção inclui prova objetiva em 19 de outubro e avaliação de títulos, com prioridade para candidatos com licenciatura plena na área escolhida.
No texto anterior, publicado em 25 de setembro, a contratação temporária considerava apenas a remuneração correspondente ao nível e à classe PH2/A, proporcional às horas trabalhadas, sem levar em conta a formação acadêmica. Anteriormente, a prefeita argumentou que temporários não possuem plano de carreira e que a medida “buscava reduzir custos para abrir espaço a novos investimentos”.
- Leia Também
- Prefeitura decide revogar decreto que cortava gratificações de professores
- Professores temporários protestam contra corte de bônus
A medida gerou protestos de professores no último sábado (27), além de críticas da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) e de vereadores. Entretanto, na segunda-feira (29), em reunião entre o sindicato, a prefeita Adriane Lopes (PP) e a Comissão de Educação da Câmara Municipal, foi decidida a revogação do decreto.
Com a republicação, o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, esclareceu que as inscrições já realizadas continuam válidas e não precisarão ser refeitas. Quem ainda não se inscreveu tem até as 23h59 do dia 3 de outubro para participar, exclusivamente pelo site da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), por meio deste link. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
O processo seletivo prevê carga horária de até 20 horas semanais e terá validade de 12 meses a partir de 2 de janeiro de 2026, podendo ser prorrogada por igual período. A seleção será realizada em três etapas: inscrição on-line, prova escrita objetiva (de caráter eliminatório) e prova de títulos (classificatória).
A prova objetiva está prevista para o dia 19 de outubro, em Campo Grande, no período da tarde. Os locais de aplicação serão divulgados posteriormente pela Fapec e pela Semed (Secretaria Municipal de Educação). Já a entrega da documentação para a prova de títulos deverá ser feita até 6 de outubro, por meio do sistema da organizadora.
O edital também estabelece que terão prioridade os candidatos que comprovarem licenciatura plena ou normal superior na área escolhida. O documento ainda assegura condições diferenciadas para candidatos com deficiência, como intérprete de Libras, prova ampliada, acesso a espaços adaptados e tempo adicional.
A bibliografia da prova e mais detalhes sobre o processo seletivo podem ser conferidos no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta quinta-feira (2), disponível neste link.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.