ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUARTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Cadela doente amarrada sob chuva e sol espera socorro há mais de um mês

Crime de maus-tratos no Jardim Centro Oeste impressiona moradores que informaram caso à delegacia

Por Caroline Maldonado | 16/06/2024 13:09

Vizinhos não suportam mais ver a cena de um cachorro doente que foi amarrado em um poste e passa dias e noites há mais de um mês, em frente a uma casa na Rua Ana Jacinta de Oliveira, no Bairro Jardim Centro Oeste. Sob sol e chuva, o animal está extremamente magro e não consegue pisar com uma das patas, como mostra vídeo enviado ao Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas.

Maus-tratos é crime que prevê prisão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, conforme a Lei Federal nº 9.605. A denunciante afirma que fez a denúncia de maus-tratos há mais de um mês à Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), depois de receber as imagens de um morador da região, que no sábado (15) informou que o animal permanece na mesma situação.

“A cadela está doente e com uma perna machucada que não coloca no chão. Ela fica no sol de rachar e na chuva, amarrada ali dia e noite. Não sei como alguém tem coragem de fazer isso”, diz a denunciante, que preferiu não ter o nome divulgado por medo de represálias. Ela fez a denúncia por meio de um dos canais disponibilizados pela Decat no Instagram, o e-mail denuncias.decat@pc.ms.gov.br.

A Decat não abre aos finais de semana, mas a delegada titular Gabriela Stainle respondeu por mensagem de Whatsapp que na segunda-feira (17) irá ao cartório de denúncia para ter uma devolutiva sobre este caso e lembrou que a equipe da delegacia está nas ruas e na base de segunda a sexta-feira.

Crime - O Conselho Federal de Medicina Veterinária, por meio da Resolução CFMV nº 1.236/2018, Art. 2, II, define como maus-tratos "qualquer ato, direto ou indireto, comissivo ou omissivo, que intencionalmente ou por negligência, imperícia ou imprudência provoque dor ou sofrimento desnecessários aos animais”.

As medicas veterinárias Laura Reis e Silva e Luana de Aguiar Paes explicam em artigo publicado no Campo Grande News que maus-tratos são considerados crimes porque "os animais são seres sencientes, ou seja, capazes de sentir emoções como medo, tristeza e felicidade. Ao ser abandonado o animal entra em sofrimento psicológico e físico, por não ter a capacidade de encontrar comida, água e abrigo".

Direto das ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular. Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias