Crianças se unem para confeccionar tapete de 30 metros no dia de Corpus Christi
Nesta quinta-feira serão 45 paróquias preparando os tapetes
Os fiéis das igrejas católicas de Campo Grande chegaram cedo para dar início a confecção dos tapetes, uma das atividades principais do Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (30). O termo significa o Corpo de Cristo.
Além dos adultos, as crianças também se unem para cada um fazer a sua parte e dedicar o tempo na pintura do tapete. Enquanto uma pinta, a outra cola papel, recorta, desenha, faz o que precisar. Assim é feito na Igreja Sagrado Coração de Jesus.
Carla Samento, de 56 anos, levou 60 crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos, que fazem catequese, para juntos confeccionar 30 metros de tapete.
“É a segunda vez que trazemos os catequizandos para confecção do tapete. Decidimos por incluir eles no processo para mostrar a importância deste momento. Resolvemos trabalhar o coração, que é a imagem da Igreja Sagrado Coração”, pontuou.
Isabela Santos, de 16 anos, faz parte da turma e é catequista. Ela chegou às 6h20. “Eu vim no ano passado, e decidi por vir neste ano também. É muito importante esse momento para louvar o legado que Deus deixou para nós. Estamos usando pó de cedro e sal grosso para confeccionar nossos tapetes, foram 6 sacos de material”, comentou.
A dona de casa, Rejane Maria Bressan, de 47 anos, levou a filha Isadora de 11 anos. Elas também são da Igreja Sagrado Coração.
“Essa é a primeira vez que a Isadora participa aqui em Campo Grande. Nós somos de Santa Catarina, e eu já participei três vezes aqui na Capital. Ela é catequista e faz parte do movimento de acampamentos da igreja, chamamos de mirinista”, disse.
No geral, os tapetes das igrejas podem chegar a até 50 metros, dependendo de cada paróquia. Começa pela Avenida Afonso Pena; depois na Rua 13 de Maio; e depois na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O percurso será maior que nos anos anteriores, de 1,5 km.
A professora aposentada, Neli Fátima de Souza, de 58 anos, faz parte da Paróquia Maria Auxiliadora dos Cristãos. Ela conta que desde jovem participa da confecção do tapete e passou a tradição aos filhos.
“Desde jovem participo, meus pais sempre foram católicos. Esse é o meu quarto ano consecutivo. Passei essa tradição para os meus filhos, que quando pequenos sempre participavam comigo. Hoje estamos montando o brasão da paróquia”, disse. Ela e a família chegaram às 6h40, com o sal que já foi preparado na segunda-feira (27).
De acordo com o arcebispo de Campo Grande Dom Dimas Lara Barbosa, hoje serão 45 paróquias preparando os tapetes.
“Não vim vistoriar, estou apenas visitando os fiéis. Às 9h, estarei no hospital Cândido Mariano, mas visitaremos outros hospitais e presídios. A novidade deste ano é que estaremos arrecadando doações para o Rio Grande do Sul, seremos ajudados pelo Exército", disse.
Dom Dimas disse lembrou também que no início do mês, os jovens arrecadaram 40 toneladas de doações para o estado gaúcho. "Vamos ver o resultado disso ao final do dia”, completou.
Calendário – A confecção de tapetes começou às 7h. Já às 9h será a visita do santíssimo sacramento aos hospitais, penitenciárias e Unidade Educacional de Internação.
A celebração eucarística e procissão começam às 15h, na Praça do Rádio Clube. Logo depois será a procissão e benção final.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: