Grade é aprovada, mas segurança na Ary Coelho ainda preocupa
Os campo-grandenses já perceberam que a principal novidade da praça Ary Coelho, reinaugurada na noite de sábado (22), foram as grades instaladas ao redor do terreno. A segurança, com o cercamento, promete ser melhor, mas isso não significa o fim do vandalismo.
Para tomar conta do espaço, que ficará aberto das 5h às 22h, a prefeitura designou quatro guardas municipais, dois durante o dia e dois no período noturno. Segundo a assessoria de imprensa, uma viatura do órgão estará à disposição dos servidores, que também podem solicitar apoio da PM (Polícia Militar), caso seja necessário.
Entre comerciantes, visitantes e moradores as opiniões se dividem entre aprovar ou não as grades. Para a dona de casa Raque Alexandre, de 36 anos, as cercas garantem tranquilidade.
“Se continuar assim está bom”, disse, ao comentar que a “antiga” Ary Coelho era “feia” e não tinha destaque. A filha, Jaqueline Alexandre Torres, de 18 anos, concorda e aproveita para dizer que a revitalização trouxe um novo aspecto ao local.
Moradora de Anastácio, Marlene Martins, de 50 anos, resolveu levar a neta para passear hoje e, como acompanhou a reinauguração pela televisão, foi direto à Ary Coelho.
A área escolhida foi o playground infantil, que conta com brinquedos novos e está instalado em cima de pisos de borracha, ao invés da areia. O cercamento reforça a segurança, afirmou. “Se não tiver isso quando menos você esperar eles estão na rua”, comentou, se referindo às crianças.
A nora, Silvana Lourenço dos Santos, de 27 anos, não gostou e disse que se sentiu presa. A “bandidagem”, disse, não vai acabar porque cercaram a praça. Sobre esse aspecto, dona Marlene teve de concordar. “À noite eu acho que não vai adiantar. Quando eles querem entrar eles entram, não tem jeito”, ressaltou.
Mas a insatisfação de Silvana tem motivo. Ela não gosta é da cidade e quer voltar para Nova Monte Verde (MT), onde morava. “Não gostei daqui. Lá é tranquilo, você vive mais livre. Aqui você tem que ter cuidado com tudo”, finalizou.
Novidades - Foram várias as alterações na praça mais antiga de Campo Grande. O coreto, por exemplo, recebeu telhas japonesas, pintura nova, rampas de acessibilidade, pontos de iluminação, grama nas laterais e um jardim de azaléias.
Os banheiros – masculino e feminino – agora têm catracas e a entrada será cobrada. São quatro repartições, sendo uma, em ambos, destinado aos portadores de necessidades especiais.
O Chafariz permanece no mesmo lugar. A diferença é a o sistema de iluminação sincronizada à sonorização e um conjunto de jardins que deu um novo aspecto à fonte azul.
O acabamento foi com mármore e pedra miracema, o mesmo utilizado nas mesas de jogos. Mas alguns dos idosos que costumam frequentar o espaço se mostraram insatisfeitos.
Acostumados à sombra do Horto Florestal, refúgio durante a reforma, eles agora reclamam da falta de sombra justamente na área onde as mesas foram instaladas. É o mesmo local, mas, segundo os frequentadores, há uma árvore a menos, que teria caído.
Às 12h, horário em que o local costuma ficar lotado, três das sete mesas estavam vazias. O aposentando Aniceto Correa, de 66 anos, relata que não foi consultado durante a obra.
“Se perguntaram eu não estava aqui. Agora tenho que aceitar”, disse, fazendo referência à “nova” área de jogos. Luiz de Souza Miranda, de 74 anos, um dos mais antigos, também reclama. Disse que o horto é “muito melhor porque lá tem sombra e até água gelada na secretaria”.
“Fica complicado levar tanto calor no lombo”, argumentou Severino de Lima, de 68 anos. Já que a árvore caiu, o jeito é construir uma cobertura, sugeriu. “A gente é velho, né?”.
Paisagismo – O paisagismo da praça também foi reformulado. O terreno recebeu apenas vegetação perene, resistentes às altas temperaturas. As partes mais ensolaradas ganharam a beleza das flores.
Entre as espécies estão a iris germânica, hemerocallis, alpinia, azaléia, erika, moréia, cambará branco, amarelo e vermelho. Na vegetação plantada nas sombras predominam as espécies dionelis, grama amendoim e as palmeiras fênix e liríope.
Confira, abaixo, como ficou a Praça Ary Coelho após sua 16º reforma.