Após atropelamento, mecânico diz que adolescente surgiu de repente em avenida
Eneias Machado Garcia confessou ter tomado uma cerveja e alega que parou para prestar socorro
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Mecânico de 58 anos foi preso em flagrante após atropelar adolescente de 17 anos na Avenida Julio de Castilhos, em Campo Grande. O condutor confessou ter consumido cerveja antes do acidente, ocorrido na madrugada de sábado, e foi autuado por embriaguez ao volante. O motorista pagou fiança de R$ 3.036,00 e foi liberado mediante cumprimento de recolhimento noturno. Segundo sua defesa, a vítima também apresentava sinais de consumo de álcool, o que pode ter influenciado sua decisão ao atravessar a via. Imagens mostram a jovem correndo pela pista momentos antes do impacto.
O mecânico Eneias Machado Garcia, de 58 anos, confessou ter tomado uma lata de cerveja antes de atropelar a adolescente de 17 anos na Avenida Júlio de Castilhos, na Vila Santo Amaro, em Campo Grande. O acidente aconteceu na madrugada de sábado (30), e o motorista do Meriva Max acabou preso em flagrante por embriaguez ao volante, mas pagou fiança e foi liberado. Vídeo de outro ângulo mostra a menina atravessando a pista.
- Leia Também
- Bêbado, motorista que atropelou adolescente na Júlio de Castilhos acabou preso
- Jovem é atropelada e arremessada longe por carro ao atravessar avenida
Em depoimento, Eneias relatou que saiu de casa por volta das cinco horas para ir até a conveniência na avenida comprar cigarro. Como o local estava fechado, ele fez o retorno, momento em que a adolescente “atravessou repentinamente” a pista. O mecânico afirma que não teve tempo de frear e atingiu a menina.
Gravação de outro ângulo mostra a menina entrando na pista e, ao ver o carro, corre para tentar passar, mas acaba atingida pelo veículo (veja acima).
À polícia, o motorista alegou que estava dirigindo devagar e que a vítima “atravessou correndo” sem sinalizar que passaria pela avenida. Após atropelar a adolescente, Eneias diz que parou o carro e ficou no local para prestar socorro. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram acionadas.
Ainda segundo o relato, Eneias aceitou fazer o teste de bafômetro com a equipe do BPTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito) por acreditar que não acusaria embriaguez, já que havia tomado apenas uma lata de cerveja em casa. Porém, o equipamento apontou o consumo de álcool acima do permitido e ele acabou preso em flagrante.
Não foram encontrados registros criminais em nome de Eneias. No domingo (31), as advogadas Aline Camargo Rodrigues e Jéssica Alves dos Santos Pires entraram com pedido de liberdade provisória. No documento, as defensoras relatam que a distância entre a casa do mecânico e a conveniência é de 1,6 quilômetro e que o local onde aconteceu o acidente é “conhecido por bagunça e confusão de jovens e adolescentes que, ao sair da tabacaria, ficam na via pública consumindo álcool”.
As advogadas alegaram ainda que, segundo os relatos dos bombeiros que fizeram o atendimento, a adolescente estava com odor etílico, o que “pode ter influenciado na tomada de decisão no momento da travessia da rua”, e destacaram que o mecânico não tem passagens criminais. Eneias passou por audiência de custódia, e a juíza Eliane de Freitas Lima Vicente concedeu a liberdade provisória.
No entanto, o mecânico pagou fiança de R$ 3.036,00 e deve cumprir recolhimento noturno, inclusive nos finais de semana e feriados. Ele teve o alvará de soltura expedido e foi liberado.
Acidente - O acidente aconteceu por volta das 5h15 de sábado, quando a adolescente atravessava a avenida. O carro a atingiu com força, arremessando-a a cerca de 10 metros do ponto da colisão.
Segundo a mãe da vítima, Alexandra Aparecida Mendes, de 36 anos, a filha estava voltando para casa após sair de um clube próximo. “Ela foi atravessar e o carro vinha em alta velocidade. O motorista estava bêbado e bateu nela. Ela foi arremessada, bateu a cabeça, as costas, o ombro, mas graças a Deus está bem”, contou.
A jovem foi socorrida consciente pelo Corpo de Bombeiros e levada à Santa Casa, onde passou por exames de tomografia e raio X. Apesar das imagens chocantes, ela levou 10 pontos na cabeça e ficou com escoriações em várias partes do corpo, mas não precisou ser internada. "
Testemunhas relataram que o motorista tentou fugir, mas foi contido por pessoas no local até a chegada da polícia. Ele foi preso em flagrante e levado para a Cepol (Centro Especializado de Polícia Integrada).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.