ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUINTA  30    CAMPO GRANDE 25º

Capital

TJMS divulga novo telefone para acionar Juizado de Trânsito em acidentes

O atendimento para acesso ao serviço será por meio do 0800-647-1333

Por Aline dos Santos | 30/10/2025 11:19
TJMS divulga novo telefone para acionar Juizado de Trânsito em acidentes
Acidente na Rua Espírito Santo, em Campo Grande, no dia 14 de outubro. (Foto: Direto das Ruas)

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) informa que, temporariamente, o atendimento telefônico das vans do Juizado de Trânsito será realizado por meio do número 0800-647-1333. O número 159 passa por instabilidade técnica em todo o país.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) anunciou que, temporariamente, o atendimento do Juizado de Trânsito será realizado pelo número 0800-647-1333, devido a instabilidades no número 159, que afetam diversas regiões do Brasil. A normalização do serviço está prevista apenas para 2026.De janeiro a junho deste ano, a 9ª Vara do Juizado Especial de Trânsito registrou 2.367 atendimentos, resultando em 2.270 conciliações. A equipe do Juizado, composta por um conciliador, um policial militar e um motorista, realiza audiências de conciliação no local dos acidentes, exceto em casos específicos, como acidentes com vítimas ou indícios de crime.

Em reunião realizada neste mês, os técnicos da empresa informaram que a instabilidade no número 159 decorre de uma falha de interconexão entre operadoras de telecomunicações, afetando diversas regiões do Brasil. Por se tratar de um serviço gratuito regulamentado pela União, a plena normalização depende de ajustes técnicos entre diferentes concessionárias.

Diante da previsão de regularização do serviço apenas para o início de 2026, o TJMS orienta que o público utilize o número 0800-647-1333 para contato e acionamento do Juizado de Trânsito. A coordenadoria segue acompanhando o caso e cobrando providências da empresa contratada até o restabelecimento completo do serviço.

De janeiro a junho deste ano, a 9ª Vara do Juizado Especial de Trânsito já registrou 2.367 atendimentos prestados por suas unidades móveis, que resultaram em 2.270 conciliações.

A equipe do Juizado Especial de Trânsito, formada por um conciliador, um policial militar e um motorista, atua a bordo de uma van que se desloca até o local do acidente, seja em vias urbanas ou rodovias da comarca de Campo Grande.

No próprio local, são realizadas audiências de conciliação para tentar solucionar o conflito de forma amigável e evitar processos judiciais.

O Juizado Especial de Trânsito não atua em casos que envolvam veículos oficiais, danos ao patrimônio público (como postes ou semáforos), acidentes com vítimas ou mortes, nem em situações com indícios de crime de trânsito, como dirigir sob efeito de álcool ou permitir que pessoas não habilitadas assumam a direção.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.