ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, TERÇA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Ação pede ampliação de drenagem para barrar assoreamento de córrego

Perícia constatou que assoreamento do Córrego Piravevê à falta de obras pluviais

Por Silvia Frias | 16/06/2024 10:44
MPMS quer ampliação de drenagem para evitar assoreamento dos demais rios (Foto/Divulgação)
MPMS quer ampliação de drenagem para evitar assoreamento dos demais rios (Foto/Divulgação)

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) protocolou ação civil pública contra o Estado e a prefeitura de Ivinhema, a 289 quilômetros de Campo Grande, pedindo medidas para evitar o assoreamento do córrego Piravevê.

A ação foi protocolada depois que inquérito civil apurou que o assoreamento é decorrente de problemas relacionados à drenagem pluvial da área urbana de Ivinhema.

O inquérito havia sido aberto pela 2ª promotoria de Justiça daquele município para apurar as causas do processo de assoreamento do Córrego Piravevê. Após a perícia técnica, constatou-se que as voçorocas se formam por conta das forças das águas que não são contidas por ausência/insuficiência de drenagem pluvial urbana adequada.

Durante o trâmite do inqúerito, Estado e prefeitura não chegaram a nenhum acordo quanto às medidas a serem adotadas para contornar o assoreamento do córrego.

Sem acordo, o MPMS entrou com ação civil pública, pedido que o Município seja condenado diretamente para realizar e ampliar a drenagem da água pluvial da área urbana, para evitar o assoreamento do curso dos demais rios. Também deve tomar medidas que tratem diretamente do assoreamento do Córrego Piravevê.

O Córrego Piravevê está distante da área urbana, mas recebe grande volume de águas de outros córregos, como o Andorinha, Azul e Ponta Porã, que estão em processo erosivo.

O assoreamento tem sido problema recorrente em Ivinhema, que já chegou a decretar estado de calamidade pública em 2022, por conta das erosões decorrentes das fortes chuvas daquele ano.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias