“Condenada” há três anos, seringueira centenária cai e destrói carros
Desde março de 2023 havia autorização para corte de árvore gigantesca, que caiu hoje em Dourados
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma seringueira centenária, tombada como patrimônio histórico em Dourados/MS e posteriormente destombada para corte em 2021 por estar "condenada", caiu na manhã desta terça-feira (3), atingindo cinco veículos, dois dos quais ficaram destruídos. Apesar da autorização para remoção em março de 2023 e inclusão no cronograma de trabalho da prefeitura, a árvore permaneceu no local até sua queda, causando danos materiais e gerando preocupação entre moradores. A remoção completa da árvore deve levar dois dias, segundo a Defesa Civil, e a prefeitura ainda não se manifestou sobre o ocorrido.
Seringueira centenária, “condenada” há três anos pelo órgão ambiental, caiu na manhã desta terça-feira (3) em Dourados, a 251 km de Campo Grande. A árvore gigantesca atingiu pelo menos cinco veículos e dois ficaram destruídos. O tamanho do tronco e das raízes impressiona (veja o vídeo acima).
Árvore existia no cruzamento das ruas Dos Missionários e João Vicente Ferreira, próximo do Hospital da Cassems, no Jardim Paulista, área central da cidade. Um Voyage e um Citroën Picasso ficaram destruídos. Os proprietários não possuem seguro. Outros três veículos, incluindo duas caminhonetes, também foram atingidos pelos galhos.
A seringueira fazia parte do Patrimônio Histórico do Município desde 2010, mas, em dezembro de 2021, a Câmara de Vereadores aprovou e o prefeito Alan Guedes (PP) sancionou a lei revogando o tombamento para permitir o corte, pois a árvore estava “condenada”.
Em 7 de março de 2023, o Imam (Instituto Municipal de Meio Ambiente) concedeu autorização para retirada completa da seringueira.
Em abril deste ano, a Secretaria Municipal de Governo mandou ofício ao vereador Fabio Luis (Republicanos) informando que o corte havia sido incluído no cronograma de trabalho da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
Entretanto, a seringueira permaneceu no local, apesar de vários pedidos feitos pelos moradores para que fosse removida. Teve gente que até se mudou para outro endereço com medo de a seringueira cair sobre a casa.
De acordo com a Defesa Civil, o trabalho para retirada do tronco e dos galhos deve durar pelo menos dois dias. A prefeitura foi questionada sobre o fato e ainda não se manifestou.
Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.