Dourados recebe o primeiro profissional do programa “Mais Médicos”
Dourados recebeu hoje o primeiro profissional integrante do programa Mais Médicos, do Governo Federal. Inicialmente, o município, distante 233 km de Campo Grande, solicitou 41 médicos para atuar na saúde básica. Mas, devido a algumas adequações e contratações de novos profissionais feitas pela Secretaria de Saúde, atualmente a prefeitura necessita de dez médicos.
A médica cubana Karelia Guadalupe Valdes foi recebida nesta segunda-feira (6) pelo prefeito Murilo Zauith e, conforme o secretário de Saúde Sebastião Nogueira, ela deve atender na unidade de saúde do Jóquei Clube.
Karelia se formou em medicina pelo Instituto Superior de Ciências Médicas, há oito anos. Ela diz que sempre atuou na saúde básica em Cuba e mais quatro anos na Venezuela e hoje foi apresentada na Secretaria de Saúde de Dourados, para atuar na cidade.
A profissional contou que decidiu se inscrever no programa Mais Médicos por achar a proposta bastante interessante e por gostar do Brasil. “Gosto do Brasil, é um pais que sempre admirei e a saúde básica, que é a minha especialidade, acho muito importante”, afirmou.
Karelia informou que antes de vir para Dourados permaneceu em Brasília por 30 dias recebendo uma preparação sobre como funciona o sistema de saúde no Brasil, além de aprimoramento na língua brasileira.