ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, DOMINGO  30    CAMPO GRANDE 21º

Em Pauta

O que acontece se não dormírmos? Presidência tarja preta

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 28/06/2024 08:10
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A Presidência da República acaba de comprar uma imensa quantidade de medicamentos tarja preta, aqueles voltados para distúrbios psiquiátricos. Foram gastos R$170.000 na aquisição de antipsicóticos, antidepressivos, remédios para combater insônia. Diazepan, Gardenal, Zolpidem e, surpreendentemente, o perigoso Haloperidol, um tipo de camisa de força química. Só de Diazepam foram adquiridas 200 ampolas. Uma das possíveis explicações pode estar na idade dos ocupantes dos principais postos de comando do Palácio: são idosos. Todos sabem que um dos principais problemas de quem tem idade avançada é a insônia. Talvez ninguém durma na Presidência, dai a necessidade de uma farmácia típica de hospício. Mas, o que acontece com corpo durante um pedido longo de insônia?


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Um projeto juvenil.

Durante os feriados de Natal de 1.963, os adolescentes Randy Gardner e Bruce McAllister decidiram aproveitar esses dias para um projeto de ciências: observar quanto tempo uma pessoa pode ficar sem dormir. Um ficaria desperto e outro observaria. Jogaram a sorte na moeda e tocou a Randy ficar acordado. Eles tinham apenas dezessete anos. Bruce não aguentou se manter acordado para fiscalizar Randy. Pediram a um colega da escola a ajuda necessária. Logo, somaram esforços um curioso cientista da Universidade de Stanford e um médico da Marinha. Ninguém sabia o que aconteceria.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Problemas graves.

No terceiro dia, Randy começou a ter alucinações e a saúde foi deteriorando. Diz ele que era como se alguém tivesse lixando seu cérebro. "Meu corpo se arrastava e a mente estava destroçada", disse em uma entrevista. Sofreu mudanças no olfato, a memória estava evaporando, mudanças no humor, perdeu agilidade verbal, chegou a um ponto em que custava falar. Já não conseguia conversar. Finalmente, Randy dormiu após 11 dias e 25 minutos acordado. Estava quase letárgico. Já não há experimentos científicos como esse. São considerados antiéticos. O que importa é que esses jovenzinhos demonstraram que a insônia pode levar a um estado de saúde perigoso. Se os medicamentos para combater insônia recebem o nome de "tarja preta", a insônia é um "cartão vermelho" para a vida saudável. Resta a pergunta: o que acontece na Presidência da República?

Nos siga no Google Notícias