ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  02    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Ação termina com quase meia tonelada de maconha destruída em áreas de cultivo

À frente dos trabalhos estão a PF (Polícia Federal) e a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai)

Por Viviane Oliveira | 30/06/2024 10:55
Agentes destruíndo plantações de maconha no Paraguai  (Foto: divulgação) 
Agentes destruíndo plantações de maconha no Paraguai  (Foto: divulgação)

Terminou na última sexta-feira (28), a 45ª Fase da Operação Nova Aliança, a quarta do ano, com um total de 154 hectares de plantações de maconha exterminados, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. À frente dos trabalhos estão a PF (Polícia Federal) e a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai).

Nos acampamentos, foram 467.250 quilos de maconha destruídos e 330 quilos de sementes da erva, além de 32 acampamentos extintos e 62 roças erradicadas.

A PF auxilia no custeio da iniciativa e nos trabalhos de inteligência, além de fornecer apoio com aeronaves para deslocamento de pessoal às áreas de difícil acesso, locais onde o entorpecente é cultivado. Com os resultados alcançados nesta etapa, o total já ultrapassa o equivalente a 3.300 toneladas do entorpecente destruído.

Sementes apreeendidas durante a operação (Foto: divulgação) 
Sementes apreeendidas durante a operação (Foto: divulgação)

Operação Restaurar - Além disso, tem sido executado um projeto inovador, consistente no reflorestamento das áreas destruídas com os plantios ilícitos da droga. Trata-se da Operação Restaurar, do Instituto Nacional de Florestas do Paraguai, que fornece sementes e meios para que as áreas utilizadas pelo narcotráfico sejam reflorestadas com o plantio de árvores e plantas nativas da região, logo após o término das Operações Nova Aliança.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias