Temporal danifica telhado, forro e alaga unidades básicas de saúde
Chuva de 34,2 milímetros com granizo e ventos de 65,16 km/h causaram transtornos em várias regiões da Capital
A chuva de ontem à noite com rajadas de vento fortes danificou o telhado da Unidade da Saúde da Família Nova Esperança (na Rua Anhumas, na Vila Piratininga) e alagou a Unidade Básica de Saúde Carlota - Astrogildo Carmona, (na Rua São Cosme Damião, na Vila Progresso) em Campo Grande. Assista, acima, ao vídeo.
Segundo a leitura que encaminhou o vídeo à reportagem, não é a primeira vez que a UBS Carlota fica inundada após temporal. “Essa já é a 2ª vez em menos de dois meses que alaga tudo quando chove. Falta estrutura, falta manutenção”, disse a mulher que pediu para não se identificar com medo de represália.
Funcionários da limpeza, agentes de saúde e técnicos de enfermagem se juntaram para fazer a limpeza e agilizar o atendimento nesta manhã. “Cada um foi fazer a limpeza em um canto, mas mesmo assim teve atraso no atendimento. Teve gente que foi atendida, mas teve gente que teve o atendimento remarcado. “Era muita água”, contou.
Por meio de nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que recentemente o telhado da unidade passou por manutenção. Houve troca de telhas que foram danificadas nas últimas chuvas e reparo nas calhas e rufos. Porém desta vez, o problema foi no sistema de drenagem pluvial que não deu conta de dar vazão à água em razão do grande volume de chuvas. “Houve extravasamento nos corredores e em algumas salas".
Ainda conforme o texto, o atendimento foi parcialmente interrompido para a realização da limpeza do local, mas já foi normalizado. “É importante esclarecer que a Sesau tem realizado trabalho de manutenção preventiva em todas as unidades de saúde, seguindo cronograma por prioridade. Até o momento, mais de 20 unidades já receberam melhorias, objetivando evitar problemas pontuais como infiltrações provocadas pelas chuvas, por exemplo”. Conforme a nota, as equipes da prefeitura estão na rua para fazer os reparos necessários.
Na USF Nova Esperança, o telhado e o forro da unidade também foram danificados em razão do temporal de ontem.
Direto das Ruas - O vídeo chegou ao Campo Grande News pelo Direto das Ruas, o canal de interação com leitores. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.