Abono salarial para nascidos em setembro e outubro será pago na terça-feira
Tem direito quem trabalhou com carteira assinada em 2023 e recebeu até 2 salários mínimos mensais

Trabalhadores com carteira assinada, nascidos em setembro e outubro e com renda de até dois salários mínimos, poderão sacar o abono salarial do PIS (Programa de Integração Social) e do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) a partir desta terça-feira (15).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Trabalhadores nascidos em setembro e outubro com carteira assinada e renda de até dois salários mínimos recebem abono salarial do PIS/Pasep a partir de 15 de agosto. O valor, de até um salário mínimo, varia conforme os meses trabalhados em 2023. A consulta do benefício pode ser feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo Portal Gov.br. O pagamento do abono, que se estende até 15 de agosto, totaliza R$ 30,7 bilhões e beneficia 25,8 milhões de trabalhadores. O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep pelo Banco do Brasil. O saque pode ser realizado até 29 de dezembro de 2025. Após essa data, será necessária uma convocação especial do Ministério do Trabalho.
O valor é de até um salário mínimo e varia conforme os meses trabalhados em 2023, ano-base para os depósitos feitos em 2025: quem trabalhou menos meses vai receber menos.
O calendário de liberações segue o mês de nascimento do trabalhador. Os pagamentos começaram em 17 de fevereiro e vão até 15 de agosto. A situação do benefício pode ser conferida no aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou no Portal Gov.br.
O último depósito do ano está programado para 15 de agosto e vai contemplar nascidos em novembro e dezembro.
Valor total - Em 2025, estão disponíveis R$ 30,7 bilhões para saque. Segundo o Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), o abono será pago a 25,8 milhões de trabalhadores em todo o País. Desse total, cerca de 22 milhões que atuam na iniciativa privada receberão o PIS, enquanto 3,8 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares terão direito ao Pasep.
O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Os saques começam nas datas de liberação e poderão ser feitos até 29 de dezembro de 2025. Após esse prazo, será necessário aguardar uma convocação especial do Ministério do Trabalho.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.