ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, QUINTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Debate sobre horário de verão anima donos de bares e pode melhorar lucro em 15%

A Abrasel, em nome de todas as seccionais, enviou carta ao presidente manifestando apoio à mudança do horário

Por Izabela Cavalcanti | 26/09/2023 11:34
Clientes da Lupland Biergarten curtindo final de tarde; horário de verão é um atrativo a mais para atrair a clientela (Foto: Divulgação)
Clientes da Lupland Biergarten curtindo final de tarde; horário de verão é um atrativo a mais para atrair a clientela (Foto: Divulgação)

Os bares e restaurantes de Mato Grosso do Sul são um dos setores que torcem pelo retorno do horário de verão. Segundo a Abrasel/MS (Associação de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul), é estimado aumento no faturamento de 10% a 15%.

"A volta do horário de verão trará impactos positivos na economia por movimentar e estimular o consumo em lojas, bares e restaurantes, pois proporcionaria mais tempo de luz natural durante o dia, favorecendo o consumo e a frequência de clientes nos estabelecimentos, além de trazer mais movimento e segurança às cidades de um modo geral”, explica o presidente da Abrasel, João Francisco Denardi.

Para o proprietário da Chopperia Madalena, Alvaro Mesquita, esse é um atrativo a mais. “Sou a favor, pois o pessoal já sai do trabalho e já faz o happy”, comenta.

Ainda de acordo com ele, com o horário de verão, o movimento começa mais cedo e segue, pelo menos, até às 20h, ao contrário de quando não tem que as pessoas começam a chegar bem mais tarde no estabelecimento.

A proprietária da Lupland Biergarten, Vanessa Fortti, também é adepta da mudança. “Eu acho que é uma medida válida. Ainda estamos nos recuperando da pandemia, e a luz natural, o calor, estimula as pessoas a quererem sair, se divertir, se refrescar com um chope gelado”, destaca.

A empresária também acredita que essa é uma forma de melhorar o movimento. “Acho que o movimento melhora com certeza, todos estão em clima de festas de fim de ano, confraternização da firma, reunião de amigos. Creio que o aumento seja de 10% a 15%”, completa.

Pedido – A Abrasel, em nome de todas as seccionais, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e ao ministro do Turismo, Celso Sabino, demonstrando o apoio à retomada do horário do verão e pontuando os benefícios.

Além disso, a associação destaca que o setor de turismo também se beneficia com o horário de verão, já que os turistas tendem a aproveitar mais o destino, por exemplo.

No entanto, em nota divulgada na semana passada pelo Ministério de Minas e Energia, não há necessidade de adotar o horário de verão no Brasil, que está suspenso desde 2019.

“Em virtude do planejamento seguro implantado pelo ministério desde os primeiros meses do governo, os dados não apontam, até o momento, para nenhuma necessidade de implementação do Horário de Verão”, diz a nota emitida.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias