Maioria diz que não, mas 48% já presenciaram maus-tratos em animais
Pena para quem maltratar animais é de prisão, de três meses a um ano, além de multa
A maioria dos leitores do Campo Grande News diz que nunca presenciou cenas de maus-tratos em animais. Esta foi a resposta de 52% à enquete dessa terça-feira (12). Outros 48% já presenciaram situações de maus-tratos.
"Sim, ao lado da minha casa têm animais que estão sob maus-tratos", escreveu Emilly Santos em uma rede social. Quem souber de animais mantidos em situação de maus-tratos, pode denunciar à Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), Guarda Civil Metropolitana ou Polícia Militar.
A Decat funciona apenas em horário comercial. Aos fins de semana, feriados e à noite, é a Guarda Civil Metropolitana ou a Polícia Militar que deve ser acionada. As denúncias também podem ser realizadas por boletim de ocorrência ou pelo e-mail: denuncias.decat@pc.ms.gov.br. A Decat fica localizada na Rua Sete de Setembro, 2421, no Bairro Jardim dos Estados.
Ontem (12), uma mulher, ainda não identificada, abandonou uma gata doente na recepção da Subsecretaria de Bem-Estar Animal de Campo Grande, na Rua Rui Barbosa. A mulher saiu pela porta da frente após deixar a gatinha no local, e xingou funcionárias do local.
A legislação prevê que o abandono de animais é uma forma de maus-tratos, pois coloca em risco a vida e o bem-estar do animal, que pode sofrer de fome, sede, doenças, e até mesmo ser atropelado ou atacado por outros animais. A pena é de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.