ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, DOMINGO  22    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Ícone nacional, Leci Brandão faz show para rua virar roda de samba

Festival Afronta trouxe nomes nacionais e regionais para exaltar a cultura negra em Campo Grande

Por Aletheya Alves | 22/09/2024 07:24

O evento que foi se consagrando desde suas primeiras edições em 2022 mostrou que realmente veio para ficar. Reunindo atrações regionais e marcando a 14 de Julho com Leci Brandão, o Festival Afronta lotou a via com arte e gêneros musicais variados.

O evento começou à tarde e foi ganhando força no decorrer da noite. Na programação, o púbico aproveitou Ilê Megemulebaonã,  Silvei, Karla Coronel, Vadios67, Suburbanas, Isso é Ballroom , DJ Gabis  e Dj Nyack.

E, como era esperado, o evento realmente ganhou corpo e animação com Leci Brandão transformando a 14 de Julho em uma roda de samba ainda mais intensa.

Aproveitando o evento, a poeta e estagiária Danielle Oliveira contou sobre a alegria de ver o Afronta tomando um espaço tão grande e com um quantidade enorme de pessoas.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

É bonito e importante ver um evento criado por mulheres pretas, voltado para a periferia, estar aqui. Campo Grande teve um discurso muito errado sobre não ter favelas porque nós temos sim e é importante dizer que as pessoas das favelas e das periferias criam arte, estão aqui e o evento dá essa voz, disse Danielle

A servidora pública Lucimar Hermenegildo da Silva fez questão de não perder o festival para ter a chance de ver Leci. Apaixonada por samba, ela conta que gostar da carioca é obrigação básica.

E, no processo para assistir o show, explica que ficou surpresa com a qualidade dos artistas regionais.

Resumindo a história de Leci, a artista e política nasceu em 1974 no Rio de Janeiro. Durante sua vida, se desenvolveu como cantora, compositora e atriz, além de ser a segunda deputada estadual negra em São Paulo.

É difícil sintetizar as conquistas da carioca, mas um dos pontos a se destacar foi a conquista de ser a primeiro mulher negra e homossexual a conseguir entrar para a ala de compositores da Estação Primeira de Mangueira.

Na época, ela precisou escrever uma carta destinada a cerca de 40 homens dizendo o motivo para que eles a aceitassem como parte da equipe.

Em suas entrevistas, a artista faz questão de destacar o papel de sua mãe, dona Lecy, em sua vida, assim como o cunho de lutas sociais presente em toda sua trajetória.

Sobre o Afronta

Em 2022, o evento surgiu de forma esporádica, mas neste ano se transformou em festival. Independente, seu objetivo é reconhecer e promover a visibilidade aos artistas pretos da cena cultural de Mato Grosso do Sul e do Brasil.

“Contratar, impulsionar e reconhecer tais artistas para que tenham o devido respeito e acesso a oportunidades em qualquer mês do ano e não somente em datas específicas que abordem temáticas pretas”, descreve a organização do evento.

Neste fim de semana, o evento foi dividido em duas partes para contemplar shows musicais, dança urbana, breaking, cultura ballroom, feira criativa e oficina de charme.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias