ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  07    CAMPO GRANDE 16º

Diversão

Projeto leva literatura negra, afro-brasileira e quilombola para as crianças

Por Thailla Torres | 04/07/2024 15:36
O projeto é realizado por meio de quatro ações: Rodas de Transleituras, Converseiras Literárias, Histórias de Brincar e Pontes Culturais. (Foto: Marcelo Pina)
O projeto é realizado por meio de quatro ações: Rodas de Transleituras, Converseiras Literárias, Histórias de Brincar e Pontes Culturais. (Foto: Marcelo Pina)

Com o propósito de incentivar a leitura, ampliar o repertório literário e promover a reflexão sobre temas importantes, a Casa de Ensaio realiza a segunda edição do projeto "Pontes de Leitura", da Biblioteca Áurea Alencar, para crianças e adolescentes da Casa, de escolas públicas da capital e de organizações sociais.

O projeto é realizado por meio de quatro ações: Rodas de Transleituras, Converseiras Literárias, Histórias de Brincar e Pontes Culturais.

As Rodas de Transleituras, que são mediadas por Íris Isis, buscam a fruição estética e análise interpretativa dos textos literários por meio de leituras mediadas. Nas rodas são elaborados estudos das relações entre literatura, música, pintura, fotografia, escultura e as demais manifestações artísticas em suas múltiplas potencialidades, além de análises e debates de obras e autores que apresentem diálogos profícuos entre o literário e as outras artes.

 Já o Converseiras Literárias, mediadas por Sarah Muricy, propõem a troca de conhecimento a partir da leitura de textos literários e da fala de especialistas que os apresentem de forma comparada, ampliando seus horizontes de leitura por meio de aportes filosóficos e/ou teóricos.

 As Histórias de Brincar, mediadas por Kely Zerial, abarcam as possibilidades lúdico-teatrais dos textos literários, proporcionando experiências sensíveis a públicos de diferentes idades, permitindo que estes possam interagir por meio de brincadeiras e dinâmicas próprias da cultura da infância, além de conhecer o rico acervo de histórias da literatura infantil e do folclore brasileiro.

E, a atividade Pontes Culturais tem como foco a realização de ações voltadas para o diálogo entre as ações do projeto e escolas públicas de Campo Grande, promovendo a realização de oficinas de mediação de leitura e contação de histórias e, a circulação desses conhecimentos em outros espaços educacionais.

 A primeira edição do projeto aconteceu em 2023 e, contou com o inventivo do Criança Esperança. Ao todo, foram realizadas 26 ações que impactaram: 157 crianças e adolescentes da Casa de Ensaio (oriundas de 51 bairros da capital); 1.500 alunos de escolas públicas de Campo Grande e 80 crianças e adolescentes atendidos por organizações sociais locais.

 Na primeira edição também foram adquiridos 234 novos livros para o acervo da biblioteca Áurea Alencar. Entre os novos livros, estão títulos de autores e autoras como Djamilla Ribeiro, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Reginaldo Prandi, entre outros.

 As ações da segunda edição do Pontes de Leitura começaram em abril e seguem até novembro deste ano.

O projeto é realizado com o incentivo do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS), da Fundação de Cultura de MS (FCMS), do Governo do Estado de MS.

Nos siga no Google Notícias